sexta-feira, 8 de junho de 2018

FEITO, MELHOR DO QUE PERFEITO


-- Parte 2 --
A mentalidade de fazer, independentemente das condições apropriadas, é um formato que ajuda a nos inserirmos no jogo, mas também, precisamos entender que, uma vez dentro do jogo, ele sempre exigirá mais de nós, e o próximo passo é o sentimento de inconformismo com algo ou com o status atual.

Entrar no jogo não é o mais difícil; o difícil mesmo é continuar acompanhando a conjuntura de um contexto de contínua evolução e busca pela excelência, e é exatamente essa postura que irá nos diferenciar, não só no trabalho, mas também em todos os segmentos da vida.
É uma busca por responder questões como “por que?”, “o que?”, do que “como?”... quando você tem claro o que fazer e porquê fazer, o ‘como’ vai aparecendo na sua frente, e tudo o que acontece não é mais resultado de acaso, mas se transforma em uma ferramenta para você fazer o que precisa ser feito.

Por conta disso, o ponto mais importante é ter a motivação certa para o aperfeiçoamento, porque em muitas das vezes as pessoas fazem, mas nunca buscam melhorar, e aqui eu dou 2 sugestões para poder ter essa motivação para buscar a o aperfeiçoamento:

1. Faça outra coisa
Muita gente reclama e inventa uma série de motivos para não mudar, falando da crise e tudo mais. Mas se fizermos uma estatística, vai ser fácil perceber que as pessoas que falam que não dá, na verdade, são pessoas que nunca tentaram, e a pessoa assume pra si a impossibilidade de fazer e acaba não fazendo mesmo. Óbvio.

2. Seja sempre melhor do que você foi ontem, e pior do que será amanhã
Essa segunda sugestão traz a mentalidade não esperar nenhuma motivação externa (extrínseca) para ser melhor, como esperar sua empresa ter uma missão altamente engajadora, ou o que você faz ser extremamente relevante para a humanidade, mas é entender que a busca pela evolução não pode depender de ninguém, tem que ser um formato de buscar ser hoje melhor do que foi ontem e pior do que será amanhã, sem esperar reconhecimento das pessoas ou do chefe, é uma competição de você com você mesmo.

É o que Mário Sérgio Cortella chama de “Insatisfação Positiva”, que é a qualidade de sempre querer mais e melhor não a qualquer custo e não só para si, mas para todos, porque nada é melhor do que quando nosso crescimento faz outras pessoas crescerem também.
Não basta simplesmente fazer, é preciso buscar ser melhor no que se faz.
Também não basta querer ser melhor quando alguém estiver te obrigando a ser melhor ou quando tiver uma recompensa de alguém por ser melhor; podemos viver um estilo de vida de sermos melhores, e a recompensa ser nós percebermos que estamos melhorando e notarmos a evolução da nossa vida.

Raphael Vilela
Personal Life Coach
Graduando em Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário