O Ministério da Saúde deve aproveitar a chegada de novos
médicos ao mercado de trabalho em dezembro para lançar o terceiro edital do
Programa Mais Médicos. A informação foi antecipada hoje (4) pelo ministro da
Saúde, Alexandre Padilha, que participou do 1º Fórum Nova Favela Brasileira.
"Em dezembro, vamos abrir um novo edital de chamada. É
um mês em que se formam muitos médicos no Brasil", disse o ministro, que
trabalha com a meta de elevar para 13 mil o número de médicos atuando no
programa em cinco meses. "Com isso, vamos atender à demanda apresentada
pelos municípios. Todos serão cobertos pelo ministério até março do ano que
vem".
Com os 2,1 mil médicos que chegaram aos municípios na semana
passada, o programa conta a partir de hoje com 3,6 mil profissionais atendendo
no Sistema Único de Saúde. Esta segunda-feira foi o primeiro dia de desembarque
de 3,6 mil médicos de Cuba. Eles passarão três semanas de avaliação para
começarem a atuar em dezembro.
O ministro voltou a argumentar que não há problema em haver
médicos no programa reprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas
Médicos (Revalida): "Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O
Revalida é um exame para o médico fazer cirurgia, UTI e trabalhar em todas as
áreas. O Mais Médicos é para a atenção básica de saúde, nas unidades básicas. O
programa tem médicos que atuavam nos países de origem e têm registro
profissional. Aqui, eles passam por uma avaliação das mesmas universidades que
formam os médicos brasileiros".
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário