quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sindicato de Santa Rita do Pardo realizou curso sobre preparo de alimentos caseiros

O Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rita do Pardo em parceria com SENAR/MS realizaram entre os dias 02 e 04 de outubro , o curso de produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados. O treinamento foi ministrado pela educadora do SENAR/MS Dayse Wanderlea Benites e mobilizadora Cássia Belmonte Vargas e a secretária do sindicato Erenilda Bezerra.
As participantes puderam conhecer, através de atividades teóricas e práticas, os detalhes sobre a produção de produtos alimentícios.
Entre os assuntos abordados estavam histórico e considerações gerais da produção, identificação e preparação dos equipamentos, materiais e utensílios, técnicas para produção, comercialização e medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.
O curso é de promoção social, ou seja, tem objetivo  de melhorar a qualidade de vida da família. É o que diz a instrutora e técnica de alimentos do Senar/MS, Dayse Wanderlea Benites. “Porém, quem participar estará apto a produzir os produtos para comercializar”, complementa. Entre os conteúdos práticos ensinados está a fabricação de massa e, em seguida, as variantes de cada produto.

Os 11 alunos inscritos participarão de oito horas diárias de curso e aprenderão a produzir pães caseiros, integrais, de batata, cucas, fatias húngaras, bolos de cenoura, de fubá, de abobrinha verde, biscoitos de nata, de polvilho e salgados como pão italiano, esfirra e rocambole de frango. Dayse enfatiza que os métodos de preparo são bem práticos, como o de pão e de salgados, por exemplo. “Os salgados têm a o mesmo tipo de massa dos pães”.
Também serão abordados tópicos como a importância da correta manipulação dos alimentos; boas práticas e higiene pessoal; perigos biológicos como bactérias e fungos; perigos químicos como o uso de detergentes e agrotóxicos; perigos físicos como a presença de lagartas nas verduras e pedras nas sementes e a qualidade na compra dos alimentos. O objetivo é complementar o aprendizado dos alunos e garantir uma produção de qualidade desde a escolha dos alimentos.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Arany Garcia De Lima destacou a importância do curso,quero aqui agradecer ao SENAR e a instrutora e técnica de alimentos, Dayse Wanderlea Benites "Eu creio  que cada participante   aproveitou  ao máximo a oportunidade de aprender a preparar alimentos saudáveis e de maior qualidade para o seu dia a dia". finalizou Garcia

Fonte: Celso Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário