quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Baile do Branco: Evento de gala que aproxima militares e civis


A 14ª edição do tradicional Baile de Branco realizado pela Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio e pela SOAMAR (Sociedade Amigos da Marinha) promove o trabalho da Marinha na região, no dia 30 de novembro de 2013, às 22h, na casa de espetáculos “Tribo Show House”, em Presidente Epitácio, é oportunidade de contato com a comunidade local em ambiente de baile e de confraternizar o trabalho realizado durante o ano pela Família Naval.
O ex-comissário de bordo da Marinha Mercante, o contador Wilson Cruz participou de todas as edições do Baile. Soamarino (ele tem título de Amigo da Marinha) desde 1994 afirma que a festa é uma forma de entrosamento entre os militares e a sociedade civil, representada pela SOAMAR.
“Nos primeiros bailes passava-se o dia a bordo de um navio. Um ano, inclusive veio a Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, foi um baile muito bom”, contou Cruz. Geralmente além do serviço de buffet entregam-se prêmios, lembrancinhas, e onde são coroados amigos da marinha. Destaque de pessoas que contribuíram de alguma forma com os interesses da Marinha.
O baile é realizado onde existem as ordens da Marinha e SOAMAR. “Quando estão no baile, estão a bordo. É como se estivessem em um navio viajando, denominando a todos como tripulação”. Para Cruz, fora os militares que usam seu uniforme, todos deveriam optar pelo branco, que é a característica do baile. Mas não é uma obrigação.
Este ano todos serão recepcionados pelo Comandante Marcelo Sibelino, da Delegacia Fluvial, pelo presidente da SOAMAR José Martins Neto e também pela Miss Presidente Epitácio 2011 Mayara Gomes e pela Rainha do Fest Tur 2011 Michele Tendolo. O convite às modelos surgiu “para tirar essa visão que tudo é rígido na Marinha. Mostrando que (a Marinha) está de bem com a sociedade”, disse Sibelino.
Mayara comumente é convidada a participar de eventos, como a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e concursos de beleza como Miss bairro 2013 e Miss Dracena 2012/2013. “Fiquei muito honrada com o convite do comandante. Nunca fui ao Baile do Branco por achar que era restrito aos membros da Marinha, mas é aberto ao público. Por isso venha, traga sua família para dançar e celebrar”, disse.
Eleita Rainha da Expo 2013, Michele já conhecia a festa. “Estamos esperando o primeiro ensaio. Acho que vai ser lindo, é importante para essa aproximação”. Ela foi convidada através da secretaria de turismo para participar do Baile que mobiliza toda a Família Naval, ou seja, todos os militares (Exército, Aeronáutica, Bombeiros, Policiais, etc.).
As modelos usarão roupas não oficiais de marinheira. Todos os militares estarão de Uniforme de gala 5.3 (dólmã), que é branco, daí o nome do baile. Os demais convidados devem trajar Passeio Completo.
Segundo o Comandante Sibelino “pela primeira vez o Vice-Almirante Liseo Zampronio, Comandante do 8º distrito Naval em São Paulo capital e o Capitão de Fragata Costa Lima da Capitania dos Portos do Tiete-Paraná sediada em Barra Bonita - SP muito provavelmente virão ao baile”.
Este ano a novidade é maior espaço para a exposição de viaturas, embarcações e quadros da Marinha. Logo na entrada, por causa da decoração, o convidado terá a sensação de entrar em um veleiro.
São 65 mesas de seis lugares com convites individuais. É possível fechar a mesa por R$ 600, com escolha dos lugares no croqui. Estima-se que cerca de um terço dos convidados venham de outros municípios. A festa não origina lucros, ou seja, todo valor arrecadado arca com as despesas da festa.

A jurisdição da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio é de 134 municípios, sendo 105 em São Paulo, 25 no Paraná e quatro no Mato Grosso do Sul. O trecho III de cerca de 270 km da hidrovia Tietê-Paraná de Pauliceia- SP até Marilena-PR, e aproximadamente 400 km do Rio Paranapanema de Rosana a Ipaussu no lado paulista ou Marilena a Ribeirão Claro no lado paranaense. Além do balneário de Rancharia e Martinópolis. “É de responsabilidade de nossa delegacia, fazer palestras, orientações, inspeção naval, realizar cursos, prova de amadores e cadastramento de embarcações”, afirmou Sibelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário