sexta-feira, 6 de março de 2020
CRIE SUA VERSÃO DE TUDO
Com qual frequência você costuma se chatear com atitudes ou palavras das pessoas? Você tem dificuldade em ver o lado bom das coisas? No texto de hoje, quero te convidar a pensar sobre como podemos deixar de reagir à essas situações, e quero te provar que é possível construir nossa própria versão de tudo o que nos acontece.
Criar sua própria versão é algo tão poderoso, que, dependendo da maneira que você encara os acontecimentos, isso poderá definir se aquilo será capaz de te “motivar” ou te “desestimular”; se irão fornecer ou drenar a sua energia.
Uma das maiores razões de frustrações é porque estamos sempre querendo controlar o que não está em nosso controle. Fala a verdade: a gente não consegue controlar o que as pessoas irão dizer ou fazer. Porém, ao invés disso, podemos controlar a forma com que iremos encarar tudo isso!
O Dr. Viktor Frankl, famoso neuropsiquiatra austríaco, que ficou mundialmente conhecido depois de descrever a sua experiência dramática em quatro campos de concentração nazistas, disse em seu best-seller internacional Em Busca de Sentido, que “a última das liberdades humanas é escolher a própria postura diante de qualquer circunstância da vida”.
Ele foi prisioneiro do exército nazista, sendo torturado e sobreviveu à custa do trabalho forçado em escavações e construções de ferrovias. Ele observou que naquela situação um prisioneiro decidia que tipo de pessoa gostaria de se tornar: um recluso a beira da morte ou alguém com alguma esperança, seja política [esperando o fim da guerra] ou religiosa[vitalidade das orações com esperança de algo melhor após a vida].
Acredito que assim como eu, vocês também devem ter algum arrepio só de pensar nos campos de concentração e em todo extermínio que aconteceu, porém, essa narrativa do Dr. Frankl me chamou a atenção, porque, apesar de estarem [literalmente] à beira da morte, muito deles ainda escolhiam enxergar tudo aquilo com um olhar de otimismo.
Surreal!
Um estudo realizado pelo Dr. Martin Seligman da Universidade da Pensilvânia determinou que o otimismo é uma qualidade fundamental para o sucesso e felicidade pessoal e profissional, e ele destacou quatro comportamentos de pessoas que possuem esse perfil:
1. Valorizam o lado bom de qualquer situação;
2. Buscam uma lição útil por trás de cada obstáculo;
3. Se concentram na solução de cada problema;
4. Pensam e falam sobre seus objetivos.
Apesar de tudo que esteja te acontecendo, confie que, de alguma forma [que talvez você ainda não saiba] tudo isso ainda contribuirá para o seu bem [Romanos 8.28], e, assim como na história de Davi, esse Golias [seu problema] não será para te derrubar, mas para te promover; por isso, veja além das circunstâncias!
Raphael Vilela
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário