sexta-feira, 6 de março de 2020

A corrida eleitoral está começando!


Faltando menos de dez meses para as eleições municipais, a disputa pela Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio promete muitas emoções, pois quem acha que o quadro eleitoral está definido, é melhor apertar os cintos e se preparar para as turbulências. O cenário atual vem sinalizando grandes polêmicas mesmo antes das convenções partidárias. Quando olharmos para as eleições no segundo semestre deste ano, a principal marca é a incerteza.

Analistas destacam o fato de que a maioria das pessoas tomam a decisão de voto nos últimos dias da campanha, embora a mudança começa a despontar com mais antecedência do tão aclamado dia “D”.
Desde a última eleição municipal, o tempo de campanha oficial é bem mais restrito, passando de 90 para menos de 50 dias, por isso as mídias sociais já estão a todo vapor anunciando pré-candidatos e alguns ataques, mas temos que ter discernimento para saber o que é real e o que é fake news.
Para que uma campanha seja realmente democrática, o “jogo” tem que ser limpo, o candidato deve estar preparado para falar com o eleitor de forma transparente.

Quando uma pessoa toma a decisão de concorrer a um cargo eleitoral, existe uma série de fatores que passam a influenciar o caminho que a mesma irá trilhar, desde o momento da candidatura até as eleições.

Frente às crises políticas atuais, sabe-se que ser um candidato é estar sujeito a cenários caóticos, o que torna uma candidatura uma verdadeira montanha russa, pois em um país onde as fake news têm se espalhado de forma viral, o eleitorado passou a ter um comportamento imprevisível.

Nas últimas semanas foi possível ver circulando em redes sociais em Presidente Epitácio, ataques com tom de crueldade e denúncias que muitas vezes não condizem com a realidade, parecendo ser fruto de desespero para chamar a atenção. É importante entendermos os “três lados”, pois existe a versão do denunciante, do acusado e o verdadeiro, é importante manter-se informado sobre o que está certo ou errado, pois torna-se um parâmetro para filtrarmos as notícias.

Olhando ao redor, é importante observar nos pré-candidatos quais são as principais atitudes de ameaças a democracia e transparência, para reproduzir aquilo que estão querendo demonstrar. Portanto, observe minuciosamente os candidatos que estão na disputa pensando realmente na coletividade. Somos livres para escolher e inteligentes para discernir qual é o jogo limpo nessa corrida eleitoral, precisamos apenas conhecer a realidade concreta dos fatos e somente após esse entendimento depositar o voto de confiança para termos a Joia Ribeirinha que queremos. Podemos até errar, mas é sábio corrigir a cada eleição com o poder transformador do nosso voto.

Está chegando a hora onde à população definirá o destino do município, então, que saibamos escolher com astúcia aquele que queira realmente servir a todos sem distinção. Já dizia Michel de Montaigne: “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”.

Até a próxima!

Wantuyr Tartari

Nenhum comentário:

Postar um comentário