terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Unimed fala de paciente com possível suspeita de sintomas do coronavírus

Hospital enviou nota após informações circularem na Internet sobre caso sob investigação de infecção por 2019-nCoV

por Tisa Moraes

Após informações desencontradas que circularam em redes sociais sobre um possível caso sob investigação de infecção por coronavírus (2019-nCoV) no Hospital da Unimed de Bauru, a cooperativa de saúde enviou nota ao Jornal da Cidade, ontem à noite, para trazer esclarecimentos sobre o caso.

Segundo o hospital, um paciente que retornou há 14 dias da China foi atendido nesta segunda-feira (3) e apresentava quadro gripal. "Todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde foram seguidos, inclusive obrigações de caráter epidemiológico e, em cumprimento a tais protocolos e diante do quadro clínico do paciente, no momento não há confirmação diagnóstica", informa nota. Ainda de acordo com o hospital, a partir do que é preconizado pela OMS, não houve indicação médica para internação hospitalar e o paciente recebeu alta.

Até o momento, não há casos confirmados da doença em nenhuma cidade do Brasil. Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que 14 pacientes estão sendo monitorados por suspeita de terem sido infectados por coronavírus - nenhum deles em Bauru. Outros 13 casos suspeitos já foram totalmente descartados.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informou que está alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória do coronavírus e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão. "A Secretaria reforça para que seja mantida a calma e que, caso o indivíduo atenda aos critérios de suspeita, procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência", destaca.

A recomendação para a população em geral é evitar aglomerações e locais fechados, além de lavar as mãos periodicamente e usar um antisséptico de mãos à base de álcool, se não houver água e sabão disponível. No transporte público, é importante manter as janelas abertas para melhor ventilação. Sempre que for tossir ou espirrar, a pessoa deve cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel descartável.

https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/02/713103-unimed-fala-de-paciente-com-possivel-suspeita-de-sintomas-do-coronavirus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário