O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer as mazelas do cotidiano, o feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente todo o ano no cenário econômico da localidade que o desenvolve.
A importância e o impacto do carnaval no turismo são imprescindíveis para o alcance de metas financeiras na economia anual, considerando que o evento atrai visitantes de várias regiões para aproveitarem os cinco dias de folia.
O pôr do sol mais bonito do Brasil, combinado com o cenário do carnaval, é a maior atração de Presidente Epitácio, movimentando mais de 40 mil turistas nos dias de Momo.
Este ano o tradicional carnaval com apresentações das escolas de samba volta a ser destaque, após longos seis anos sem o desfile das agremiações. Muita cor, alegria e animação são esperados com o retorno das escolas de samba que será realizado no sambódromo, na orla fluvial às margens do Rio Paraná. O evento é gratuito, exceto o camarote e frisas. Uma infraestrutura imponente está sendo montada para maior conforto dos foliões.
Serão quatro agremiações na passarela do samba, três delas já conhecidas do público: Unidos da Ribeira, Vila Maria e Águia de Ouro. Uma das novidades para 2020 será a debutante Doce Mar, uma agremiação que parece vir para ficar.
Um fato está chamando atenção nesse regresso, às escolas estão vindo organizadas, e com mais independência. Durante todo o período de pré-carnaval, foi possível acompanhar nas redes sociais os eventos realizados pela maioria das agremiações, inclusive ensaios ao vivo transmitidos em algumas redes sociais. A transparência das atividades desenvolvidas mostra um amadurecimento e aumenta a credibilidade dessas instituições que são responsáveis por um espetáculo de brilho e cultura.
Entre empregos diretos e indiretos, acredita-se que foram gerados mais de 100 vagas somente nos últimos dois meses, o que evidencia a força desse segmento para o município.
Serão dois dias de desfiles, 21 e 24 de fevereiro e a expectativa são das melhores, pois alguns empreendimentos hoteleiros já têm mais de 80% de seus leitos reservados. Além disso, esse público movimentará bares, restaurantes, postos de gasolina, supermercados e toda cadeia produtiva que envolve o turismo.
Serão dois dias de desfiles, 21 e 24 de fevereiro e a expectativa são das melhores, pois alguns empreendimentos hoteleiros já têm mais de 80% de seus leitos reservados. Além disso, esse público movimentará bares, restaurantes, postos de gasolina, supermercados e toda cadeia produtiva que envolve o turismo.
Essa é uma festa ímpar para um município que é classificado como Estância Turística. O referido evento mexe com a memória afetiva, cultural e econômica de toda uma população que sempre “brincou” o carnaval de maneira sadia e responsável. Então, preparem-se para essa festa e abram alas que as escolas de samba se reinventaram para brilhar, ou como diz o ator e produtor Haroldo Costa: “A escola de samba com seu enredo, o formato do espetáculo, é a síntese de todos os signos da vida cultural brasileira. Ela consegue se manter porque se transforma”.
Até a próxima!
Até a próxima!
Wantuyr Tartari

Nenhum comentário:
Postar um comentário