Pneus de borracha feita com soja criam novo mercado nos Estados Unidos Tecnologia disponível no mercado americano, que atenderá 77% de carros, minivans e SUVs, vai beneficiar agricultores de soja Por Kacey Birchmier Nos Estados Unidos, a Goodyear firmou parceria com o Soy Checkoff (United Soybean Board, uma entidade do setor de soja) para lançar os pneus Goodyear’s Assurance WeatherReady, com foco nos veículos de passageiros. Os pneus possuem um composto de borracha feita com soja, que criará uma oportunidade de mercado para os agricultores.
“A Goodyear e o Soy Checkout de soja compartilham algo especial: um compromisso com a inovação”, diz John Motter, presidente do Soy Checkoff e fazendeiro em Jenera, no estado americano de Ohio. “Quando começamos a trabalhar com eles há mais de seis anos, era apenas uma ideia, uma maneira de construir demanda por óleo de soja. Agora, temos um pneu que mostra o que a soja pode fazer na estrada. Sempre que podemos encontrar outro uso para a soja, estamos criando uma demanda melhor”, diz Motter.
Sustentabilidade O interesse de Goodyear no óleo de soja tem como foco a sustentabilidade, que é uma prioridade para muitas empresas nos Estados Unidos. Além disso, a sustentabilidade não foi o único benefício para o composto de borracha feito com soja. A empresa também encontrou uma vantagem competitiva. Os compostos de borracha feitos com óleo de soja trabalham de forma suave a temperaturas mais baixas, o que leva a uma maior tração [dos pneus] nas condições seca, úmida e condições de inverno.
“Desenvolvemos excelentes produtos que antecipam e respondem às necessidades dos consumidores. O óleo de soja foi uma das tecnologias que nos permitiu atingir um objetivo de desempenho desafiador”, afirmou Eric Mizner, diretor de ciência de material global da Goodyear. Vantagens para o agricultor “As empresas que procuram usar a soja, mesmo que para fins sustentáveis, desejam ver não apenas um produto de preços competitivos, mas também um [produto] que funciona igual ou melhor do que seu original”, diz Motter. “Podemos aumentar a demanda por nosso produto e aumentar nossas oportunidades de lucro. Isso é bom para agricultores”, diz Motter.
O pneu Goodyear Assurance WeatherReady estará amplamente disponível no mercado americano em setembro de 2017 e será oferecido em uma ampla gama de tamanhos, cobrindo 77% de carros, minivans e SUVs na estrada hoje. * Matéria de Kacey Birchmier originalmente publicada pela Successful Farming nos Estados Unidos. Adaptação para o português por Darlene Santiago. Confira o texto original em inglês no portal Agriculture.com.
Artigo original da SF Agro: http://sfagro.uol.com.br/pneus-de-borracha-feita-com-soja-criam-novo-mercado-nos-estados-unidos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário