quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Epitácio registra queda superior a 2 milhões em arrecadação


A maior parcela da receita dos municípios vem do Estado e do Governo Federal. Porém, a queda na arrecadação fez com que os valores repassados aos municípios fossem reduzidos. Associado a isso, a crise econômica provocou ainda a diminuição da receita própria das cidades.

Em Epitácio os reflexos podem ser conferidos nos números apresentados em um comparativo da receita acumulada no mesmo período no ano de 2016.

De acordo com dados obtidos junto a Secretaria de Finanças do município, em comparação a 2016, a prefeitura de Epitácio teve uma queda de R$2.829.385,40 nos repasses da receita.

O desafio segundo a prefeita do município Cássia Regina Zaffani Furlan, é reduzir gastos sem afetar a prestação de serviço para a população. Ainda de acordo com a prefeita, outra dificuldade enfrentada pelos gestores é conviver com a queda de receitas não previstas quando já há um comprometimento de despesas, além daqueles que aumentam automaticamente, como o crescimento da folha de pagamento. “Os municípios não possuem recursos de financiamento. A única saída é controlar as despesas”, afirma.

Visando amenizar os impactos aos munícipes, a prefeita de Epitácio, Cássia Furlan publicou o Decreto Nº 3.400/2017, de 27 de junho de 2017, que dispõe sobre adoção de medidas administrativas para contenção de gastos do município de Presidente Epitácio em todas as repartições públicas. São assegurados por meio de decreto, serviços essenciais de saúde, assistência e prestação de todos os serviços essenciais à população. Economia com água, luz, telefone, internet fazem parte dos segmentos que deverão realizar redução de 20% no consumo. Existem ainda medidas de economia em abastecimento de veículos, pagamento de horas extras dentre outros.

A prefeita estima que no ano de 2018,  sejam amenizadas essas problemáticas e os municípios possam voltar a receber os repasses e assim voltar a desenvolver os serviços que por ventura possam ter sido suspensos em função da queda na receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário