domingo, 2 de julho de 2017

Instituto Mazzaropi mantém viva a memória de um dos maiores cineastas do País


Grande parte de seu legado artístico deve-se ao trabalho de preservação realizado pelo Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), criado em 2000
Outra maneira de resgatar a história do cineasta e colocá-la à disposição do público é incentivar que as novas gerações conheçam seu trabalho (Foto:  Assessoria)Outra maneira de resgatar a história do cineasta e colocá-la à disposição do público é incentivar que as novas gerações conheçam seu trabalho (Foto: Assessoria)











Não há como falar do cinema brasileiro, cujo dia foi comemorado na segunda-feira (19), sem lembrar de Amácio Mazzaropi, que, mesmo após 36 anos de sua morte, em 13 de junho de 1981, ainda é conhecido por trazer às telonas a figura do caipira brasileiro. Grande parte de seu legado artístico deve-se ao trabalho de preservação realizado pelo Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), criado em 2000 com o objetivo de divulgar a história e o trabalho do cineasta e que, ao longo do ano, promove diversas ações ao redor do País, como exposições, exibições de filmes e parcerias com prefeituras e outras instituições.
Além de manter o Museu Mazzaropi, que reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do também ator, produtor, diretor, empresário e comediante e que fica no terreno onde ele gravou algumas produções, em Taubaté (SP), o Instituto promove parcerias com emissoras de televisão para a exibição de clássicos do cinema nacional dirigidos por ele, bem como a cessão de direitos para a inclusão das peças de Mazzaropi em mostras e exposições Brasil afora.
Outra maneira de resgatar a história do cineasta e colocá-la à disposição do público é incentivar que as novas gerações conheçam seu trabalho. Para isso, o Instituto concede visitas gratuitas ao Museu para estudantes de escolas públicas e promove anualmente a Semana Mazzaropi em Taubaté, São Paulo e outras cidades, com ações que visam preservar a memória e a extensa lista de trabalhos do artista que imortalizou o personagem Jeca Tatu e que incluem exibição de filmes, shows, visitas ao Museu, peças de teatro, mesas redondas e oficinas gratuitas ao público.
Sobre o Museu Mazzaropi - Com o intuito de promover a história do emblemático cineasta e artista Amácio Mazzaropi e do cinema nacional, o Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP), apresenta uma exposição interativa de longa duração e um acervo com mais de 20 mil itens, como fotos, documentos, filmes, objetos cênicos, móveis e equipamentos. O espaço funciona de terça a domingo, das 8h30 às 12h30, com atendimento para grupos no período da tarde, na propriedade onde funcionavam os estúdios do cineasta.
SERVIÇO - Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249 - Taubaté, São Paulo. Telefone: (12) 3634-3447. Horários: terça a domingo, bilheteria das 8h30 às 12h, permanência no museu até às 12h30. Fechado às segundas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário