quinta-feira, 29 de junho de 2017

Município de Pauliceia comemora o 70º aniversário


A ponte sobre o rio Paraná é um dos cartões postais do município
 (Foto: Divulgação/Site oficial do município)

A ponte sobre o rio Paraná é um dos cartões postais do município (Foto: Divulgação/Site oficial do município)












O município de Paulicéia comemora nesta quinta-feira, 29, o 70º aniversário de fundação. Um dos pontos altos da programação de eventos estava previsto para ontem, 28, com a tradicional queima da fogueira às 19h30, na Praça da Amizade.
Em seguida, às 22h30, a animação ficou por conta do baile show com o conjunto Jair Supercap Show.
Hoje, 29, data do aniversário é feriado municipal e na programação constam às 13h, “Mega Rua do Lazer”, na Praça da Amizade e às 18h, a procissão Apóstolo São Pedro, padroeiro do município, com saída da Praça São Pedro, após a missa.
Na sexta-feira, 30, às 19h será disputada a “Corrida das Personalidades”, no mini campo municipal. No sábado, 1/7, às 16h, haverá apresentações cívicas em homenagem ao 70º aniversário, às 16h, na avenida Paulista.
No domingo, 2, às 9h, tem início a Corrida da Amizade, na praça da Amizade. A programação prossegue sexta-feira, 7, às 20h, com entrega do Prêmio “Dr. José Agostinho” na Câmara Municipal.
No sábado, 8, às 18h, será realizada a “Marcha para Jesus”, com saída da Praça da Amizade e domingo, 9, às 9h, será disputado o Torneio Municipal de Malha no Centro Comunitário. A programação de eventos encerra no dia 9 de julho.
HISTÓRICO - Em 29 de junho de 1947, Ezequiel Joaquim de Oliveira, fundou a povoação de Paulicéia, sob a invocação de São Pedro, o seu padroeiro. Sua localização visava à ligação comercial com Mato Grosso (hoje Mato Grosso do Sul), do qual se separava apenas pelo rio Paraná.
A proximidade com o terminal dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no vizinho Distrito de Panorama, trouxe um crescimento relativamente rápido da população, pois o Censo de 1950, já registrou 3427 pessoas residentes no município. Paulicéia, cujo nome é equivalente à cidade de São Paulo, constituindo uma homenagem à Capital do Estado, foi elevada a distrito e município em dezembro de 1948, com território desmembrado de Gracianópolis (atual Tupi Paulista).
A população, segundo o censo do IBGE em 2010, é de 6.343 habitantes e possui uma densidade demográfica a 16,96 km2. O município ocupa uma área de 373,891 km2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário