sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Sábado tem Ação Saúde e Ação Cidadania em Bataguassu; Mobilização é da Prefeitura


Dentro da programação de aniversário de Bataguassu, ações de solidariedade e a disponibilização de serviços gratuitos também serão oferecidos a comunidade partir da mobilização da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

No sábado, dia 10, a partir das 9 horas (horário de Brasília), será realizado no Centro de Especialidades Médicas, uma campanha para cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; e Secretaria de Estado de Saúde, através do Hemosul.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, podem se tornar doadores de medula óssea, pessoas que tenham entre 18 e 55 anos e que estejam em bom estado de saúde.

Durante o cadastro, de acordo com Maria Angélica, serão retirados 5 ml de sangue, como um exame de laboratório e o doador é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). “A partir da coleta, os dados genéticos dos doadores são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula e se houver compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada”, esclarece a secretária, que convida toda a população para participar da ação e prestar esse ato de solidariedade ao próximo.

Simultaneamente ao evento, no espaço da Academia da Saúde, será desenvolvida a Ação Cidadania, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Conforme a chefe da pasta, Cristina Runichi, serão disponibilizados na ocasião serviços como cortes de cabelo, emissão da 2ª via da certidão de nascimento e de casamento; foto 3x4, além de apresentações culturais a cargos dos alunos atendidos pelo SFCV Espaço do Saber e da Melhor Idade. A atividade é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário