Com o objetivo de esclarecer a população epitaciana a respeito do município de Presidente Epitácio estar vivenciando um surto de dengue, foi apresentado pela secretária Fabiana Guímaro Paulo da Secretaria Municipal de Saúde dados referentes aos casos de dengue positivo registrados no município.
Conforme dados apresentados pela mesma, os trabalhos da Vigilância Epidemiológica são computados dentro de um ano epidemiológico que vai de julho de 2015 a junho de 2016.
Dentro desse período que vai de julho de 2015 a janeiro de 2016 o município registrou conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde 162 casos positivos de dengue.
A secretária explicou que o protocolo define que é considerado epidemia quando o percentual chega a
300 casos a cada 100 mil habitantes. Segundo ela se for levar em consideração esse percentual o município de Presidente Epitácio que possui aproximadamente 43 mil habitantes não poderia ultrapassar a marca de 135 casos. Porém foram contabilizados no período 162 casos o que incide em números acima do percentual aceitável.
Paulo informa que ações constantes estão sendo realizadas com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município.
A secretária esclareceu ainda que quando o percentual é atingido, como foi o caso de Epitácio que ultrapassou, o Instituto Adolfo Lutz – IAL suspende a realização do exames de sorologia, porém em caso de suspeitas graves os exames permanecem.
Foi informado ainda pela secretária, que a prefeitura de Presidente Epitácio está providenciando a aquisição de exames para serem realizados no município. Ao final a secretária solicita o comprometimento e o apoio da população epitaciana na luta contra o mosquito Aedes Aegypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário