Biólogo alerta que bichos podem transmitir doenças aos seres humanos. Moluscos preferem locais quentes e úmidos.
Uma infestação de caramujos africanos tem causado preocupação aos moradores do Jardim Paulista, em Presidente Prudente. Os moluscos tomaram conta de um terreno baldio, além de subirem pelos muros e invadirem as casas. O professor Fernando Ferron tirou fotos do local durante a manhã devido à quantidade de bichos.
“Como tem muito, acumula. Alguns vão morrendo, fica muito mau cheiro durante o dia. O cachorro brinca, acaba às vezes até comendo um pouquinho. Como são muitos, acabam incomodando muito”, disse o professor.
Segundo o biólogo Luís Gustavo Iemma, esses moluscos preferem ambientes úmidos e protegidos do sol, características que o terreno baldio possui. O profissional ainda alerta que este tipo de animal pode trazer doenças para os seres humanos.
“Tem um verme associado a ele que se não for bem lavada a alface que ele passou por cima você pode acabar contraindo esse verme e ele causa algum desconforto intestinal, uma constipação, algo desse tipo”, explicou o especialista.
A dona de casa Élida Guitti de Oliveira conta que são tantos bichos que ela já está cansada desta situação. “Tem que toda hora estar olhando, lavando, higienizando porque pode transmitir doenças. Incomoda muito”, relatou.
Mas, não é apenas ela que se sente incomodada, a criadora de cães Celina Guimarães Lima diz que já não sabe o que fazer. “A gente passa, não sabe onde vai pisar, às vezes pisa neles. Eles sobem os muros, eles escalam”, contou.
Os caramujos ainda contribuem para o aumento de casos de dengue, pois as conchas podem acumular água e se tornam um criadouro da doença. O biólogo ressalta que isso ocorre por conta da época do ano: tempo quente e úmido. O único modo de controlar a proliferação é recolher bicho por bicho.
“Você chega manualmente, com luva, e coleta todos que você encontrar pelo caminho. Depois, você pega um rastelo que possa acabar com os ovos no solo. Depois que você pegou tudo, a melhor forma é a incineração”, enfatizou Iemma.
O SPTV 1ª Edição entrou em contato com a Prefeitura de Presidente Prudente para ter informações se existe algum trabalho voltado para eliminação desses caramujos na cidade, porém foi informado de que essa situação não é de responsabilidade do poder público, por isso, deve ser controlada pela própria população.
G1.Presidente Prudente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário