terça-feira, 1 de setembro de 2015

Caravina recebe membros da Agência Agropecuária da Bahia que buscam informações sobre Codevale e adesão ao Sisbi

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) recebeu na quinta-feira (27), em seu gabinete, a visita de representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).


A vinda teve como objetivo conhecer a estrutura do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), formado pelos municípios de Bataguassu, Nova Andradina, Anaurilândia, Ivinhema e Bataiporã, que integram a região econômica do Vale do Ivinhema e do qual Caravina é o atual presidente.

Segundo a fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e gestora do Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos (Sisbi) em Mato Grosso do Sul, Inês Castro Costa e Almeida, por ter sido o primeiro Consórcio do Estado e o segundo do País a aderir ao Sisbi, o Codevale é tido como referência por outros Estados com relação à operacionalização do sistema.

“Já tivemos a visita de representantes dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, entre outros, que buscam mais informações técnicas sobre a forma de atuação do Consórcio e se espelhar no nosso serviço de inspeção que por estar totalmente regularizado, oportuniza estabelecimentos como frigoríficos, laticínios e entrepostos de pescado, mel e derivados, ou seja, de produtos de origem animal; de comercializar seus produtos para todo o território nacional sem nenhuma restrição legal”, explicou à fiscal.

Inês informa que no caso da visita das médicas veterinárias da Adab, Rosy Morais e Deise Santos, a agência acompanha 27 consórcios entre o Estado da Bahia e buscam oferecer a adesão ao Sisbi. “O encontro realmente foi para que elas pudessem se interar do funcionamento do sistema e fomentar que os consórcios locais realizem essas adesões aos empresários que queiram ampliar a oferta de produtos para todo o País”.

A fiscal salienta que especificamente dentro do Codevale, um frigorífico, um interposto de mel e um laticínio, localizado em Bataguassu, já aderiram ao sistema e que desta forma, podem comercializar seus produtos em todo País. Ainda, segundo ela, uma vez por ano, o Mapa realiza uma auditoria para avaliar o andamento dos estabelecimentos que aderiram ao Sisbi.

Durante o encontro, Caravina comentou sobre a recente doação da área de um abatedouro feita pelo Governo do Estado ao município e informou que a administração municipal busca operacionalizar o mais rápido possível o local.

O prefeito salientou ainda a importância da adesão ao Sisbi entre empresários que atuam no ramo de produtos de origem animal para ampliação de sua produção.  “Antes da adesão ao Sisbi, os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal só podem fazer a comercialização de seus produtos dentro do município, restringindo a capacidade de ampliação da produção e do número de vagas no mercado de trabalho. Para os consumidores, a adesão ao sistema de inspeção representa uma maior oferta de produtos com maior qualidade e segurança de consumo atestada”, pontuou o prefeito.

Além dos já citados, estiveram presentes na reunião, os médicos veterinários da Codevale, Daniele Cristina Cabriotti e Diego Moreira; e o consultor da Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Agrário e Rural (Coopaer), Emilson Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário