sábado, 15 de agosto de 2015

Prefeitura aumenta para 60 km/h limite de velocidade em Presidente Prudente

Medida foi tomada após reclamações da população descontente com 50 km/h.
Testes não indicaram diferença significativa entre os dois patamares.

Heloise HamadaDo G1 Presidente Prudente
Placas serão alteradas em até dez dias (Foto: Heloise Hamada/G1)Placas serão alteradas em até dez dias (Foto: Heloise Hamada/G1)
A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou na tarde desta sexta-feira (14) que o limite de velocidade de veículos nas principais avenidas da cidade que receberão os radares de trânsito vai subir de 50 km/h para 60 km/h.
O Poder Executivo explicou que a decisão foi tomada após reclamações da população contra o limite de 50 km/h. O anúncio foi feito pelo secretário de Comunicação, Marcos Tadeu Cavalcante.
A Prefeitura esclareceu que agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Assuntos Viários em Segurança Pública (Semav) fizeram testes com os limites de 50 km/h e de 60 km/h e os resultados não constataram diferença significativa entre os dois patamares aferidos. Isso baseou a decisão do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) no sentido de aumentar o limite de velocidade.
Além disso, foi enfatizado que a velocidade fixada em 50 km/h é uma “tendência mundial” e que Prudente “quis sair à frente”. Contudo, diante das queixas e o estudo, o governo municipal “não viu problema em voltar atrás e determinar 60 km/h”, mostrando que há “boa vontade” e que o “projeto não é inflexível”.
Em relação às placas de sinalização de trânsito já instaladas na cidade, indicando o limite de 50 km/h nas principais avenidas de Presidente Prudente, a Prefeitura salientou que apenas serão trocados os adesivos por novas indicações de 60 km/h, já que são apenas plotadas. Essa troca do número cinco pelo número seis, deve ocorrer em até dez dias, “sem custos ou transtornos”.
Fase de testes
Alguns pontos das avenidas já receberam os radares e toda a instalação deve ser concluída até o dia 22 deste mês. Depois, os equipamentos serão verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Se estiverem "dentro do contexto legal", será feita a lacração dos radares.
A fase de testes deve começar em até 15 dias. A Prefeitura explicou que, inicialmente, os motoristas que desrespeitarem o limite de velocidade serão apenas "advertidos". Eles serão apenas que não houve a multa, lembrando somente que no local há controle de velocidade.
Foi explicado também que, após o período de teste, a data do efetivo funcionamento dos radares será "divulgada amplamente" e que deve ocorrer em setembro. Paralelamente, a Prefeitura pretende fazer campanhas educativas nos meios de comunicação alertando para os locais onde há a fiscalização de velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário