terça-feira, 28 de julho de 2015

Civil alerta para risco de compras de produtos de furto pela internet

Internautas devem duvidar de preços muito baixos em anúncios.Em Pres. Prudente, vítima que teve skate furtado viu item em rede social.

Um anúncio em uma página de troca e vendas em uma rede social ajudou um empresário a encontrar um skate elétrico que havia sido furtado. O produto, que vale R$ 3.200, estava sendo vendido na internet por R$ 800. O anúncio foi visto pelos donos, que identificaram o produto e simularam uma compra para reavê-lo, mas com o caso, a Polícia Civil deixa um alerta para consumidores que costumam fazer compras informais.

Conforme o delegado André Luis Luengo, quem compra um produto roubado também pode ser punido por crime de receptação, com penas que podem chegar até quatro anos e, segundo a polícia, mesmo que a pessoa diga não saber da origem do produto, ainda assim pode ser punida.

“A pessoa é punida das duas formas, ou sabendo ou não sabendo, mas nessas condições: desproporção do preço pago de mercado e as condições de quem lhe oferece e o mais importa, a documentação; você tem que ter o documento desse objeto que você faz aquisição”, explica o delegado.

No caso do skate furtado, ao ver na internet o anúncio do produto, o proprietário entrou em contato com o anunciante e, com a ajuda da polícia, foi ao encontro do vendedor e reconheceu o produto que havia sido furtado. “Nós descemos até o local e a polícia ficou no aguardo. Primeiramente reconhecemos a peça, se realmente era nossa, e quando a gente reconheceu, a polícia acabou abordando o indivíduo”, relata a vítima, que preferiu não ser identificada.

No caso, a gente recuperou o skate, mas poderia ter sido uma outra pessoa que poderia responder por um crime sem saber; então tem que saber a procedência dos produtos, com certeza”, completa.
Porém, para não correr o risco de comprar produtos irregulares, é fundamental que o interessado siga algumas dicas. Segundo Luengo, é importante que o comprador observe se o preço está muito inferior ao de mercado, bem como a condição do site de hospedagem desse produto. Além disso, é importante que fazer uma aquisição vendo o objeto, principalmente quando se tratar de um item usado.

Atualização

Sobre o caso do skate furtado, a Polícia Civil informou que ainda está em posse do objeto e que, agora, o verdadeiro proprietário, que reconheceu o produto furtado, precisa comprovar que é realmente o dono do equipamento. Isso pode ser feito por meio de apresentação da nota fiscal ou após depoimento prestado.

Ainda conforme a polícia, o homem que estava com o skate não foi preso e um inquérito foi instaurado para apurar a autoria do furto e a receptação.

G1,Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário