sexta-feira, 20 de março de 2015

Sem dar trégua, dengue chega a 169 casos positivos em Adamantina

Chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica alerta que o perfil dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é doméstico e cobra ajuda da população no combate à doença

Balanço divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica indica que os casos confirmados de dengue aumentaram de 148 para 169, em Adamantina.

O chefe do departamento, Luís Carlos Putinatti, destaca que com a alternância de períodos com chuvas e sol aumenta o potencial de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ele ainda faz um alerta e pede a colaboração da população, já que a grande maioria dos focos é localizada dentro das residências.

“O perfil dos criadouros do mosquito da dengue é doméstico”, destaca o chefe da equipe, que pede atenção nas formas de armazenamento de água, em caixa d’água; no lixo que não está sendo manejado adequadamente; e em depósitos domiciliares, como vasos de plantas. “Estamos fazendo bloqueio no perímetro das casas onde há registro de casos, com busca por criadouros e aplicação de inseticida, mas a população precisa ajudar nesse processo”, reforça.

Em caso de suspeita, Putinatti pede para que o cidadão procure a unidade mais próxima de sua casa.

 “O importante é que a pessoa, ao sentir os sintomas, procure uma unidade de saúde para notificar o caso e para que a gente possa fazer o mapeamento e as ações de combate”, destaca.

Ele reforça ainda que, se demorar a fazer a notificação, pode agravar a situação de saúde da pessoa e levar até mesmo a óbito. “Temos diversas cidades com registro de mortes e não queremos essa situação em Adamantina”.

Ifronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário