segunda-feira, 23 de março de 2015

Idoso de 87 anos morre após contrair dengue em Presidente Prudente

Segundo Executivo, homem sofria com insuficiência cardíaca.Cidade vive risco de surto da doença com 95 casos confirmados.

A Prefeitura de Presidente Prudente confirmou nesta segunda-feira (23) a morte de um idoso de 87 anos que contraiu dengue e estava internado na cidade. Segundo as informações transmitidas pela Vigilância Epidemiológica, o homem sofria de insuficiência cardíaca e morreu no dia 11 de março.

A administração pública ainda trabalha com a hipótese de um novo caso de morte ocasionada pela doença. Neste, um homem faleceu no dia 19 de março após ser internado na Santa Casa de Misericórdia do município. Segundo a prefeitura, os primeiros exames indicaram resultado negativo, mas novas avaliações serão feitas.

Já foram confirmados na cidade 95 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. As últimas confirmações foram no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, no Jardim Itapura I e na Vila Geni, segundo a Vigilância. A cidade entrou em risco de surto por conta da infestação de larvas.

O órgão faz ainda uma comparação do primeiro trimestre de 2015 com o ano anterior. Neste ano, somente em janeiro, foram 17 registros positivos, enquanto que no mesmo período de 2014 foram 12. Já em fevereiro o aumento é mais expressivo, são nove catalogações no ano anterior contra 53 deste ano. Já em março são 25 em 2015 e 26 em 2014.

A avaliação de densidade larvária aponta IB em 5,3, o que é considerado risco de surto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o levantamento do órgão. Conforme os padrões estabelecidos, o número menor que um tolerável, de 1 a 3,9, situação de alerta, e superior a 4 risco de surto.

Já o Índice de Infestação Predial (IPP) foi medido em 4,2. Este índice, que é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados, reafirma que a cidade corre risco de epidemia, uma vez que o número está acima da variação que o Ministério da Saúde considera como risco de surto, que é entre 1 a 3,9.

A partir desta segunda-feira até a próxima sexta-feira (27), durante a “Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue”, a cidade sediará diversas ações de conscientização e orientação contra a doença.

G1.Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário