quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cidades de MS pediram mais 29 profissionais do Mais Médicos

Os 13 municípios de Mato Grosso do Sul solicitaram mais 29 profissionais por meio do programa Mais Médicos, do Governo federal. Segundo o Ministério da Saúde, serão mais 4 mil médicos no País, totalizando 18.247 profissionais na atenção básica. A previsão é ampliar a cobertura de 58 milhões para 63 milhões de pessoas.

O maior número de pedidos foi feito por Campo Grande, que solicitou 10 médicos. A lista é completada por Amambai (2), Aquidauana (1), Caarapó (2), Corguinho (1), Coxim (1), Deodápolis (2), Dois Irmãos do Buriti (1), Jaraguari (1), Jardim (2), Ladário (2), Miranda (2) e Nioaque (1).

A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.

“A enorme adesão dos municípios mostra o impacto e a confiança que os gestores têm no programa, além da sua importância para a estruturação e expansão do atendimento. Essa nova etapa do Mais Médicos é uma oportunidade de ampliarmos e expandirmos o impacto do programa para 63 milhões de pessoas”, comemorou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

As novas oportunidades poderão ser disputadas por 15.747 médicos brasileiros que se inscreveram na seleção aberta pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. Os profissionais devem indicar entre os dias 4 e 5 de fevereiro até quatro municípios de diferentes perfis onde desejam atuar.

Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Os que não forem selecionados terão outras duas oportunidades para escolher as cidades, nos períodos de 23 e 24 de fevereiro e 17 e 18 de março, como segunda e terceira chamada. O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na unidade básica de saúde na data prevista não poderá participar das outras chamadas.

Caso ainda existam vagas, no dia 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em 5 de maio, para médicos estrangeiros.

Jornal da Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário