quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chuva atinge média esperada para fevereiro em Presidente Prudente

Segundo climatologista, foram registrados 204 milímetros na cidade.
Previsão é que haja mais dias com pancadas de chuva no Oeste Paulista.


A chuva que atingiu Presidente Prudente nos últimos dias alcançou a expectativa esperada para todo o mês de fevereiro de acordo com o climatologista Vagner Camrini. Conforme o profissional, das 7h desta terça-feira (17) até esta quarta-feira (18) foram registrados 97 milímetros.
“Esperávamos a quantidade de 200 a 250 milímetros para o mês e chegamos aos 204 na cidade. Ainda há previsão para mais dias de chuva”, informa Camarini.
Para as lavouras, de acordo com o climatologista, a quantidade de água registrada é ótima, mas ainda não foi o suficiente para repor a que foi perdida do solo no ano passado, devido as altas temperaturas.

“Os locais que já têm plantações, a chuva ajudou. Outro ponto positivo foi que rios que começaram a baixar, recuperaram seus níveis, voltando a vasão normal”, explica.
Se continuar a chover desse modo, com pancadas significativas, a seca só deve aparecer a partir de julho, mês em que é esperado a redução de chuvas. “Em janeiro deste ano, ficamos 20 dias sem chover com um calor excessivo, pois houve momentos em que atingimos os 39º C. Por isso, é importante que reponha essa quantidade perdida”, conta.

Camarini ressalta que chuvas rápidas devem acontecer nos próximos dias em todo o Oeste Paulista. “Em alguns locais as pancadas podem ser mais fortes, com duração de 20 a 30 minutos. A água pode causar alguns alagamentos, mas não será com grande proporção por terem menos força”, conclui.

Mariane Peres
Do G1 Presidente Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário