quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Após chuva, Santo Anastácio realiza reparos e pode entrar em 'emergência'

Alagamentos, inundações, quedas de muros e veículo levado pela água.
Registros aconteceram entre às 14h45 e às 18h30, segundo bombeiros.






A Prefeitura Municipal de Santo Anastácio realiza reparos nos locais atingidos pela chuva desta terça-feira (17). Mesmo sem expediente em razão do ponto facultativo do feriado de Carnaval, os trabalhos feitos nesta quarta-feira (18) visam a limpeza e manutenção dos pontos atingidos pela forte chuva. De acordo com o Executivo, o objetivo é decretar 'situação de emergência' nesta quinta (19).

Decretar situação de urgência é a forma do município solicitar recursos ao Estado, a União e a Defesa Civil do Estado, com a finalidade de suprir as necessidades básicas, conforme informou o Executivo.

O Corpo de Bombeiros registrou oito ocorrências em seis bairros diferentes com problemas em diferentes bairros. Alagamentos, inundações, quedas de muros e ameaça de desabamento foram os principais acontecimentos contabilizados.

Segundo a corporação, os registros aconteceram entre às 14h45 e às 18h30, e atingiram desde o Centro da cidade, até Vila Ortega, Vila Prado, Vitória Régia, Vila Barbeiro e Bairro Nosso Teto.

O morador Adriel Victor Coves Garcia, de 18 anos, conta que viu um carro ser arrastado pela força da chuva e que o problema na Vila Barbeiro, local onde reside, vem se tornando recorrente.

"É a terceira vez que acontece. Estamos frustrados porque não temos para onde correr. Precisamos quebrar o muro que faz parede com o vizinho para que a água saísse mais rápido", frisa o jovem.

Ele conta ainda que a rua ficou alagada com a água chegando a ter cerca de um metro de altura, e que entende o motivo de acontecer. "O problema principal é a tubulação do esgoto. O projeto é antigo e os tubos são pequenos. Os moradores fizeram adaptações no portão das casas para impedir a entrada de água", explica Garcia.
E mesmo quem não teve a casa atingida pela chuva, também precisou se desdobrar para ajudar a familiares e vizinhos, caso do auxiliar de escritório Carlos Aguiar do Nascimento, de 24 anos, que relatou ter visto a situação fora de controle.

"Ninguém esperava que fosse acontecer, a gente ficou apavorado. Os vizinhos saíram para fora e logo a água já estava perto da barriga, porque começou a subir demais", detalha Nascimento

Ele explica que os dois bueiros da rua não deram conta de escoar a água, e que caso a chuva continuasse, a situação poderia ter se agravado. "O bueiro estava entupido. Precisei ajudar minha irmã, vizinhos. E teve carro que começou a descer", pontua o auxiliar.

A prefeitura informou que está se prontificando a atender problemas em diversos bairros do município, e que com relação aos projetos, pode dar uma resposta nesta quinta (19), quando o órgão volta a funcionar, já que os projetos são todos muito peculiares e exigem análise minuciosa feita individualmente.


Gustavo Justino
Do G1 Presidente Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário