quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Empresas de ônibus terão de 'liberar' catraca para os idosos

Exigência feita pelo Ministério Público Estadual de Presidente Prudente fará parte da licitação do transporte público


As empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Presidente Prudente terão de implantar um sistema que permita aos idosos - que utilizam os serviços gratuitamente - atravessarem a catraca dos ônibus. Dessa forma, pessoas com idade a partir de 60 anos poderão ter acesso à parte posterior da condução.

O compromisso foi firmado nesta quarta-feira (28), no Ministério Público Estadual (MPE). Participaram do encontro o promotor de Justiça André Luís Felício, além dos secretários municipais de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo de Oliveira Bosquet, e de Planejamento, Laércio Alcântara, e do diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) do transporte coletivo de Presidente Prudente, José Ricardo Góis, que representa as empresas TCPP e Pruden Express.

Segundo o promotor, os idosos que utilizam os ônibus são impedidos de passar pela catraca e de se "instalarem melhor no fundo dos ônibus".

"Assim, será implantado um sistema de identificação que permitirá aos idosos atravessarem a catraca e se instalarem em qualquer local do ônibus. Tal sistema já fará parte, como exigência, do processo licitatório, exigido das empresas", afirma Felício.

Esse sistema de identificação ficará a cargo das empresas de ônibus e deverá ser implantado pela vencedora da licitação do transporte coletivo. Ainda conforme o promotor, a licitação, segundo o secretário Bosquet, deverá sair ainda neste trimestre de 2015.

Com a medida, Felício espera ter uma "solução duradoura" para esta questão.

Ifronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário