sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Carnaval é esperança para turismo de Pres. Epitácio se 'recuperar de janeiro'

Serviços de pesca, locação de pousadas e ranchos caíram 70% em janeiro.
Fevereiro deve apontar um aumento de 200%, segundo Astur.


 Após redução dos serviços em janeiro, o turismo em Presidente Epitácio espera um aumento na procura durante período do Carnaval, mesmo sem desfile nas ruas da cidade. A Associação dos Empreendedores de Serviços Turísticos (Astur) apontou que houve queda de 70% na busca pelos serviços relacionados à pesca, aluguéis de pousadas e ranchos no município em janeiro.

A redução deve ser compensada nos dias festivos do Carnaval que, segundo a Astur, deve ocasionar um aumento de 200% na busca pelos serviços. "Independentemente de ter desfile na rua, são três ou quatro dias de folga em que os ranchos e pousadas vão estar totalmente lotados", explicou o diretor da associação, Edson Nunes Yanaguida.

Ele explica ainda que a diminuição em janeiro se justifica pelo período da Piracema. "Temos cerca de 300 barcos e 250 piloteiros [profissionais que levam o cliente para fazer a pescaria] disponíveis. Mas como neste mês só estavam pegando tucunaré e curvina, o fluxo caiu bastante", detalha Edson.


Ainda segundo os dados da Astur, cerca de 90% das pousadas e serviços relacionados a pesca já estão locados para os feriados de Carnaval. "Durante o ano todo, quando dá para emendar um ou dois dias, a procura é muito grande. A agenda lota", frisa o diretor.

Os dados se aplicam na prática, como explica o gerente de uma pousada situada à Rua Cuiabá, Thiago Moraes Reis, de 25 anos. "Aqui está bem lotado. Pra dizer a verdade, só temos um apartamento disponível para o Carnaval".

O gerente pontua que o movimento no município deve diminuir pela falta do desfile na rua, porém, as pousadas e ranchos não devem sentir tanta diferença. "Conseguimos lotar os apartamentos com mais de um mês de antecedência. Vamos realizar um evento interno para os hóspedes, e para nós, não muda nada", afirma.

Já a proprietária Vilma Aparecida Martins, que tem uma pousada próxima ao rio, destaca que a busca das pessoas é pela pesca, por isso, o crescimento no fluxo é inevitável. "A gente se prepara bem porque o pessoal vem mesmo. Esperamos um aumento semelhante ao do ano passado, de 80% ou até mais".

G1 Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário