Prazo é voltado para ausências no 2º turno; cartórios atendem até às 18h.
Ação tem objetivo pedir isenção da multa no valor de R$ 3,51.
Os cartórios eleitorais de Presidente Prudente funcionam nesta sexta-feira (26), até às 18h, para que os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, possam fazer a justificativa documental. A ação tem por objetivo solicitar a isenção da multa e normalização da situação eleitoral. O prazo se encerra nesta sexta, mas ainda será possível a regularização por meio de pagamento de taxa, no valor de R$ 3,51.
Para não ficar pendente com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve preencher o requerimento de justificativa, além de portar documento comprovando o motivo que impossibilitou de comparecer às urnas.
Na primeira hora de funcionamento, o movimento já surpreendeu o chefe substituto da Zona 182, Fabiano de Lima Segala. Tal cartório, situado em Presidente Prudente, é responsável pelos municípios de Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Anhumas e Santo Expedito. "Até agora foram 10 justificativas, e a expectativa é que essa proporção se mantenha, e que possamos atender cerca de 80 pessoas".
Os outros dois cartórios prudentinos registraram movimento semelhante, e a tendência é que aumente a procura para dos ausentes para resolver a situação, segundo explica a chefe substituta da Zona 402, Rosemeire Nunes. "Ninguém quer ficar em débito com justiça eleitoral, porque impede de tirar passaporte, ingressar em universidade pública, prestar concurso, entre outras coisas".
Deixar de justificar por três eleições consecutivas provoca o cancelamento da inscrição eleitoral, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem não explica a ausência, ainda fica impossibilitado de tomar posse em cargo público, e obter empréstimos em bancos oficiais.
G1 Prudente
Nenhum comentário:
Postar um comentário