Relatório aponta aumento de 1,9% na quantia arrecadada em 2014.
Os municípios que integram o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Presidente Prudente passaram de 6º para 4º lugar no ranking da Estimativa do Valor da Produção Agropecuária (VPA). O "salto" leva em conta os anos de 2013 e 2014. A expectativa para este ano é movimentar R$ 2.305.897.521,75, uma variação positiva de 1,9% se comparado ao ano passado, cujo montante foi de R$ 2.262.416.212,71.
Diante do aumento, a região é responsável por 4,1% da quantia total estadual que deve ser arrecadada. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA).
O ranking dos principais produtos da região é liderado pela cana-de-açúcar, com participação de 49,3%; seguido da carne bovina, com 28,1%. A lista prossegue com o leite (4,2%), soja (3,9%) e milho (2,3%) . Os demais itens correspondem a 12,1%. Na última categoria, conforme o diretor do EDR Regional de Presidente Prudente, João Menezes de Souza Neto, estão mercadorias como a batata-doce, frutas, hortaliças, amendoim e algodão.
De acordo com Souza Neto, a posição alavancada indica que a região se fortaleceu e esta colocação contribui ainda mais para a riqueza dos municípios. “Esse aumento estimula o emprego, o investimento no setor e a renda das cidades”, afirmou.
O diretor ainda comentou que pode haver mais contratações, melhores salários e mais consumo. “É interessante salientar que a região se tornou uma das grandes potências agropecuárias do Estado”, pontuou.
Dois fatores, segundo Souza Neto, podem ter contribuído para a melhor colocação. Um foi o aumento da área da cana-de-açúcar na região. “Mesmo com a crise, o corte de produção da cana deve refletir apenas nos próximos anos”, comentou. O outro foi o aumento da arroba do boi, que, de janeiro a novembro, subiu mais de 25%.
O EDR de Presidente Prudente é formado por 21 municípios e todas as cidades contribuíram de maneira significativa para chegar aos números estimados, segundo o diretor do EDR. Ele ainda afirma que a região de Presidente Prudente é “bem diversificada”.
Na produção da carne, se destacam Rancharia, Presidente Bernardes e Sandovalina, segundo Souza Neto. As áreas que ficam entre Pirapozinho e as proximidades do Paraná são fortes em cana-de-açúcar. Já Iepê, Nantes, Rancharia e João Ramalho contribuem na soja e milho. Já o leite é uma das mercadorias que gera renda em grande parte dos municípios.
As regiões que superam as estimativas do EDR de Presidente Prudente são: Barretos, São João da Boa Vista e Oslândia. No entanto, o escritório está a frente de Itapeva, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Andradina, Assis e São José do Rio Preto.
G1 Prudente
Nenhum comentário:
Postar um comentário