A maior incidência está relacionada ao aumento de temperatura e a poluição nos centros urbanos
Estudos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) relatam que há maior incidência de raios em áreas urbanas durante as tempestades de verão. Essa maior incidência está relacionada ao aumento de temperatura, fenômeno conhecido como “ilha de calor”, e de poluição nos centros urbanos. Para se proteger, basta tomar algumas precauções.
Confira as dicas
- Percebeu que uma tempestade está se formando, o melhor a fazer é sair de piscina, do mar, rio ou lago. Se estiver na rua, procure se abrigar dentro de uma loja, casa, e se estiver no carro feche os vidros para ficar protegido. Não fique embaixo de árvores e próximo a veículos.
- Não recolha roupa no varal se este for feito de cabo metalizado ou arame.
- Evite falar ao telefone ligado à tomada. Retire todos os eletroeletrônicos da tomada, para evitar que o raio queime-os. O raio pode atingir seus equipamentos não apenas pelo cabo de energia elétrica, mas pela antena de televisão, cabos de TV a cabo ou da telefonia. O melhor a fazer é desligar seus eletrodomésticos e eletrônicos das tomadas e esperar a tempestade passar para religá-los.
- Evitar usar o chuveiro elétrico durante a chuva e não passar roupas ou utilizar eletricidade neste momento.
O Elat disponibiliza em seu site uma cartilha de proteção contra raios, elaborada de forma simples e didática.
Ifronteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário