domingo, 14 de dezembro de 2014

ANTT diz que Ferrovia Norte-Sul que passará por Bataguassu e região está próxima da concessão


O diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, informou que o ramal da Ferrovia Norte-Sul que passará pelo município de Bataguassu e chegará a Dourados, está na última etapa antes do processo de concessão à iniciativa privada pelo Governo Federal. Além de Bataguassu a ferrovia cortará os município de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis.Com um ramal de 40 quilômetros a partir de Brasilândia pode atender também a Três Lagoas.
Segundo o deputado federal Vander Loubet, esta fase é a Manifestação de Interesse (PMI), instrumento pelo qual o setor público obtém, de consultores externos ou das empresas interessadas em disputar futuros contratos de concessão, estudos de viabilidade sobre projetos de infraestrutura. OPMI funciona como uma complementação dos estudos realizados pelo setor público.
"Essa é provavelmente a última etapa antes que o Governo prepare o edital de concessão dessa ferrovia. É uma obra muito aguardada pelo setor produtivo do nosso estado porque vai dinamizar a logística, vai agilizar o escoamento da nossa produção para os grandes portos do país. E isso é fundamental para reduzir o custo com frete, para baratear o preço final dos produtos que são exportados por MS", diz Vander.
A ferrovia Estrela D'Oeste-Panorama-Dourados (EF-267) tem 681,6 quilômetros de extensão. Atravessa 19 municípios, sendo 12 no Estado de São Paulo e os 7 acima citados em Mato Grosso do Sul
O Governo não definiu ainda se oferece à iniciativa privada somente o trecho Dourados-Estrela D’Oeste ou integra a essa malha os trilhos até Anápolis (GO). Neste caso a ferrovia ficaria com 1.300 quilômetros. A definição vai depender da manifestação do interesse dos empresários. A Ferrovia Norte-Sul, da qual a EF-267 é um ramal, interligará o Brasil aos portos de Belém (PA), São Luís (MA), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). Ramais futuros interligarão os trilhos a portos de Santa Catarina também.

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