sábado, 27 de dezembro de 2014

2014: Presidente Prudente registra ano mais quente desde 1976

Calor recorde atingiu o município em 2014, conforme o Inpe.
Meteorologista afirma que temporais foram consequência de frente frias.


O ano de 2014 foi marcado por muito calor em Presidente Prudente, com máximas que atingiram números recordes. De acordo com a meteorologista Neide de Oliveira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde 1976 não houve registro de temperaturas tão elevadas como neste ano.
Segundo a profissional, as médias mensais atingidas foram maiores do que as esperadas, devido a uma série de fatores, como a atuação da massa de ar quente. “Nós tivemos muitos dias com máximas altíssimas e isso influenciou na temperatura média. Além de ter períodos longos sem chuva, o ar seco também dominou. Outro ponto é o aquecimento global, pois há diversos recordes em relação ao clima sendo registrados em vários pontos do mundo”, explicou.

Já em relação as chuvas, houve variabilidade devido aos registros das temperaturas, conforme o também meteorologista Luiz Souza, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Alguns temporais atingiram a cidade e causaram transtornos à população. “Chuva é normal para o mês de dezembro, mas em algumas épocas, foram as frentes frias que passaram pelo oceano e geraram instabilidade no Oeste Paulista”, afirmou.

Já o clima abafado deve melhorar nos próximos dias devido à circulação de ar, porque os ventos não trarão umidade para a região. “A tendência é que o sistema de alta pressão deva deixar o tempo aberto em todo o Estado”, ressaltou Souza.

Pelos próximos três meses, é possível que ocorram chuvas, mas ainda não dá para estabelecer se outros temporais atingirão o município. “A expectativa é de que sejam mantidas as normalidades do verão, sem anomalias especificas, a não ser que áreas de instabilidade avancem na região”, concluiu.

G1 Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário