quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Índice de acidente de trabalho na região é superior ao estadual

Média é relativa ao Censo de 2010 e será um dos temas abordados na Caravana do Trabalho Decente, que será realizada nesta quarta-feira (17), na Fatec, em Presidente Prudente

Na região administrativa de Presidente Prudente foram registrados índices acima da média estadual relacionados a acidentes de trabalho e ao trabalho infantil apontados no Censo de 2010. Esses e outros dados serão discutidos na quarta etapa da Caravana do Trabalho Decente, que será realizada nesta quarta-feira (17), na Fatec, em Presidente Prudente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), responsável pelo levantamento, a região registrou 5.372 acidentes de trabalho, uma taxa de 12,7 acidentes por mil vínculos empregatícios ativos, segundo o Ministério do Trabalho e do Emprego. Este índice é maior que o estadual, quando foram verificados mais de 246 mil acidentes, o que resulta numa taxa de 11,4 casos por mil vínculos ativos.

Ainda na região, de acordo com o Censo, havia 1.915 crianças entre 10 e 13 anos trabalhando. Esse número corresponde a 3,8 % da População Economicamente Ativa da Região, um pouco acima da taxa apurada em todo o Estado de São Paulo, de 3,5%, ou o equivalente a 93.862 crianças.
Os resultados fazem parte do levantamento realizado em cada uma das 14 regiões administrativas paulistas para a construção de uma proposta da Agenda Estadual de Emprego e Trabalho Decente, uma parceria da Secretaria de Estado do Emprego e das Relações de Trabalho de São Paulo (SERT) com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP).

Estes dados servirão como base para mais uma etapa do projeto, as Caravanas do Trabalho Decente, que têm como objetivo capacitar gestores públicos e representantes da sociedade, além de apresentar o tema a professores, estudantes e interessados em geral.

A quarta etapa da Caravana do Trabalho Decente foi marcada para esta quarta-feira (17), na Fatec, em Presidente Prudente, a partir das 9h, Rua Terezina, nº 75, Vila Paulo Roberto.
Os trabalhos consistem em discussão e tomada de posições de questões relativas ao Trabalho Decente em duas etapas. No período da manhã estarão reunidos os membros da Comissão Municipal do Emprego, professores, profissionais do setor de educação e alunos. No período da tarde os representantes de órgãos públicos, Conselhos, entidades setoriais, Sindicatos e federações.

Sobre Trabalho Decente
O Trabalho Decente, conceito lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1999, reúne quatro princípios básicos: o respeito aos direitos no trabalho, a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
O desenvolvimento de ações que visam o desenvolvimento de um Trabalho Decente no Estado de São Paulo teve início em 2011, a partir de estudos e seminários realizados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Ifronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário