terça-feira, 16 de setembro de 2014

Campanha é desenvolvida em Epitácio

“Eu sou 12 por 8”




Está sendo realizada desde a segunda-feira em Presidente Epitácio a campanha “Eu sou 12 por 8” em combate a hipertensão, que visa conscientizar as pessoas sobre os malefícios da obesidade e a importância da pressão arterial controlada para um bom trabalho do coração.
O evento foi organizado pela prefeitura de Presidente Epitácio através da Secretaria Municipal de Saúde e foi organizado pela coordenadora das Estratégias de Saúde da Família – ESF`s, Fabiana Rossete Magalhães Nunes em parceira com as enfermeiras dos ESF`s.

Na segunda-feira, dia 15, a semana foi iniciada com apresentação de palestra nos ESF`s do Assentamento Lagoinha, Vila Tibiriçá e Alto do Mirante. Na terça-feira, dia 16, as pacientes hipertensas dos ESF`s da Vila Palmira e Vila Maria participaram de uma atividade no Clube da Filarmônica. Na ocasião foi realizada a aferição arterial de todos os presentes, logo em seguida foi ministrada aos presentes pela fisioterapeuta, Luciana Raposo Bortoli, uma palestra sobre a hipertensão e os 10 passos para manter a pressão controlada. Os pacientes presentes no evento fizeram ainda atividades físicas e saborearam salada de frutas.

Na ocasião Bortoli explicou as principais causas que levam a pessoa a se tornar hipertensa e falou sobre a importância da prática de exercícios físicos e da boa alimentação para evitar problemas de pressão. A fisioterapeuta lembrou que realizada um trabalho voltado a campanha “Eu sou 12 por 8” naquela localidade todas as terças e quintas-feiras às 8 horas e todos estão convidados a participar. Ainda na terça-feira, dia 16, foi ministrada palestra no ESF do Jardim Real.

Para a quarta-feira, dia 17, será a vez do Esf da Vila Santa Rosa; na quinta-feira dia 18, a palestra será ministrada no Esf do Distrito do Campinal e na sexta-feira dia 19, o Esf contemplado é o da Vila Esperança.

A campanha “Eu Sou 12 por 8” foi desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com muito mais saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário