quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Chineses investirão U$$ 320 milhões em indústria em Maracaju

Da Redação
Imagens: Hosana de Lourdes

Empresários chineses da BBCA Group retornaram a Maracaju nesta terça-feira (19), acompanhado de Shen Quilong, Comissário do Banco Internacional da China. Depois da assinatura da carta compromisso, os investidores trouxeram o agente financiador para conhecer a cidade onde vai instalar a unidade de processamento de milho e indústria de ácido cítrico, lisina e outros.

O vice-presidente da empresa China BBCA Group, Cao Mengchen, depois de levar o comissário a área adquirida de 270 hectares, confirmou a instalação em Maracaju, com início previsto das obras para março de 2014. Na reunião com prefeito e vereadores, os investidores lembraram que os valores vão ultrapassam a US$ 320 milhões em uma fábrica que deverá gerar pelo menos 400 empregos diretos e capacidade para consumir 1,2 milhão de toneladas de grãos.

O acordo é resultado da viagem do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja à China em abril deste ano, ao lado do governador André Puccinelli (PMDB). Na ocasião, ocorreu o primeiro contato com os empresários da BBCA Group, uma das potências da China em biotecnologia.

A área adquirida onde será construída a unidade esmagadora está situada às margens da rodovia MS-164, nas proximidades do rio Rio Brilhante. Segundo o vice-presidente da empresa China BBCA Group, Cao Mengchen, a obra ficará pronta em 18 meses, ano de 2015.

O vice-presidente agradeceu a hospitalidade e receptividade e lembrou “a BBCA representa tecnologia, o banco representa dinheiro e agora esperamos o apoio do povo de Maracaju,” disse Cao Mengchen.

O prefeito Maurílio Azambuja lembrou que o município tem cumprido toda parte burocrática, realizando todo o serviço burocrático, desde a aquisição da área, liberação de documentos e da licença ambiental. No próximo dia (5) de dezembro vai acontecer em Maracaju uma audiência pública para discutir os impactos ambientais, exigência da Imansul órgão que libera a licença ambiental no Estado.

Além da esmagadora, a empresa vai produzir ácido cítrico, lisina e ácidos diversos. No segundo estágio: vitamina C e ácido lático. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Luciano Muzzi. “Estamos trabalhando em tempo recorde e respeitando as leis, principalmente as ambientais. Este é um passo importante para o crescimento de Maracaju. O Grupo BBCA é uma Holding de empresas e no futuro poderemos ter também outros investimentos”, disse Luciano.

“Estamos trabalhando neste empreendimento, desde a visita a China com o governador foram muitas reuniões, agora, estamos concretizando sonho uma realidade para nossa cidade, nesse momento eu quero agradecer a câmara municipal que é parceira aprovando todos os projetos que encaminhamos para que este sonho torne realidade,” disse o prefeito.

O vereador Joãozinho Rocha, declarou estar feliz, que Maracaju em breve terá uma grande empresa, vai gerar novos postos de empregos, trazer vida nova para comunidade. “Nesse momento vale lembrar que todos nós vereadores temos a consciência, votando favorável aos projetos encaminhados pelo prefeito Maurílio, para um futuro melhor pra nossa gente”, disse o vereador.

Estiveram presentes os vereadores; Nene da Vista Alegre, Beto Schwinn, Thiago caminha, Robert Ziemann, Bruno Barros, Sebastião Arguelho, Hélio Albarello, Nego do Povo, Nego da Acamar, Catito, primeira dama Leila Azambuja e secretários municipais.

Com informações Tudo do MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário