A agente comunitária de saúde Maria Soledade Souza Santos, do ESF Santa Rosa veio a falecer nesta quarta-feira, era uma pessoa comunicativa e participativa nas ações desta Unidade de Saúde. O seu falecimento surpreendeu a todos que a conheciam, especialmente os servidores públicos municipais da Secretaria de Saúde e os residentes na Vila Santa Rosa, local na qual Soledade atendia.
Imagens do Facebook.
Este blog recebeu diversas ligações, bem como o comparecimento de funcionários municipais e pessoas atendidas no ESF da Santa Rosa, que indignados não obterem da Prefeitura a ordem para o fechamento da unidade.
Muitos citaram que na cidade de Bataguassu/MS, com a morte de um servidor o atual Prefeito expediu Decreto de Luto Oficial por 3 dias, fechando a unidade na qual o mesmo trabalhava, para que todos pudessem participar do enterro. De acordo com um servidor da saúde, a ordem que foi dada era de que a unidade deveria manter-se aberta. "Isso é falta de consideração" disse outro funcionário por telefone, "pessoas ilustres ganham dias de Luto e nome de rua, aqueles que trabalharam de fato para o povo não possuem nem o respeito de serem lembrados em seu dia velório".
"Não havia clima para atendimento dos pacientes", disse uma moradora próxima da Unidade de Saúde, que tinha agendamento marcado hoje de manhã e preferiu desmarcar a consulta, a mesma afirmou que seria melhor ter fechado a unidade até meio dia, pois o enterro foi as 10:00 hs da manhã.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, não conseguimos obter maiores informações sobre o real motivo do não fechamento da unidade.
Maria Soledade fora enterrada hoje, no Horto da Igualdade em Presidente Epitácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário