quinta-feira, 4 de abril de 2013

Prefeito Caravina participa do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul


A ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti destacou a criação do fórum de Gestores Federais e o combate à miséria durante o Encontro de Prefeitos, realizado na manhã desta segunda-feira (1º) na sede da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul).Salvatti disse que o encontro é uma preocupação e uma determinação da presidente Dilma Rouseff com objetivo de se aproximar dos municípios e erradicar a exclusão social “Estamos cumprindo uma determinação da presidente Dilma para eliminar a pobreza e a miséria”, afirmou.
Segundo a ministra, será intensificada a chamada “busca ativa” para localizar pessoas que estejam na linha da miséria. “Serão disponibilizadas orientações, salas de atendimento para que cada prefeito possa estar consultando e recebendo orientações”.acordo com Salvatti, o encontro de prefeitos vem para somar esforços na elaboração dos projetos a serem enviados ao Governo Federal. A ministra afirmou que os prefeitos estarão bem assessorados, independente do partido a que pertençam.
Sobre o encontro, a ministra disse ser uma das formas de compensação e enfrentamento à crise “Essa parceria é uma forma de compensação. As desonerações têm sido feitas no sentido de enfrentar a crise. É claro que a crise traz perda de arrecadação, mas, se não tivéssemos tendo esse enfretamento e medidas como a redução da tarifa da energia elétrica, da cesta básica os prefeitos estariam amargando uma crise como a européia”, explicou.

Salvatti classificou o encontro como um sucesso, pois de 79 prefeitos do Estado, 73 estavam presentes no evento. Segundo a ministra, com o esclarecimentos, as prefeituras poderão apresentar os seus projetos e os prefeitos terão o atendimento individualizado durante o encontro “Os prefeitos aqui presentes poderão se dirigir às salas de atendimento e terão uma visão detalhada daquilo que já está em andamento no seu município, e o que ainda tem condições de crescer em termos de novos projetos. Há uma gama significativa de projetos, é impossível que um ou dois desse programas, os municípios não estejam em condições de execução", pontuou a ministra. A ministra disse ainda que é necessário que o encontro termine com duas estruturas montadas "É importante sairmos do encontro com duas estruturas organizadas: apoio a gestão em parceria com o governo federal e também a articulação dos gestores federais, para evitar que problemas que poderiam ser resolvidos com uma boa conversa entre dois ou três órgãos aqui, estejam sendo levada para Brasília”, conlcuiu.
Gestores Federais -Conforme a ministra, outro ponto importante e que deve ser articulado no Estado é a organização dos gestores federais “O encontro também organizará o fórum de gestores federais, para que os problemas não vão para Brasília. Para que sejam resolvidos na ponta e evitar a ida e vinda à Brasília”, explicou a Salvatti.
Recursos Federais - Sobre os investimentos, a ministra das relações institucionais relembrou a liberação de R$ 67 bilhões pelo Governo Federal “A presidenta anunciou no encontro nacional realizado em janeiro a liberação de recursos para serem executados em parceria com os municípios, nós já tivemos metade desses recursos selecionados, e agora, vamos para a segunda parte, que engloba projetos de quadra cobertas, unidades básicas de saúde saneamento e pavimentação”.

Fonte: ASSECOM/ Prefeitura de Bataguassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário