quinta-feira, 25 de abril de 2013

Deputados viabilizam verbas para UTI da Santa Casa de Presidente Epitácio


Os deputados estaduais Ed Thomas (PSB) e Orlando Morando (PSDB) viabilizaram através de seus contatos políticos uma verba de 250 Mil Reais, para que sejam utilizadas na realização da construção da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Presidente Epitácio, as obras para tal feito já estão em andamento.
De acordo com o provedor da entidade José Saraiva Marques, o deputado Ed Thomas destinou o valor de 150 Mil Reais e o deputado Orlando Morando viabilizou mais 100 Mil Reais que já estão sendo investidos na estrutura física que abrigará a unidade de terapia intensiva, que terá capacidade para 10 leitos e atenderá pacientes do SUS e também de convênios particulares.
Segundo a administradora da entidade Maria de Fátima Andrino o funcionamento da UTI servirá não só para os enfermos do município, mas de toda a região, pois existe hoje uma central de vagas, que são consultadas pelas entidades que disponibilizam os leitos para pacientes onde as unidades de terapia intensivas já estão sendo ocupadas.

Também de acordo com informações passadas pela provedoria a UTI também irá agilizar o processo para o futuro centro de Hemodiálise, que já está projetado para ser construído em Presidente Epitácio e que não poderia existir se a entidade não possuísse a UTI.
A UTI nasceu da necessidade de oferecer suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes que porventura possuam chances de sobreviver, destina-se a internação de pacientes com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. É um ambiente de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas.
As doenças são inúmeras o que torna muito difícil a compreensão de todas elas. Porém, os mecanismos de morte são poucos e comuns a todas as doenças. É atuando diretamente nos ditos mecanismos de morte que o médico intensivista tira o paciente de um estado crítico de saúde com perigo iminente de morte, pondo o mesmo em uma condição que possibilite a continuidade do tratamento da doença que o levou a tal estado.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário