Em Epitácio, 300 famílias vivem sem saneamento e em meio ao mau cheiro
Além de ser uma situação ruim para as pessoas, o caso representa uma ameaça para o meio ambiente e para a saúde pública
Do iFronteira, postado por Lourival S. Bortolin
Cerca de 300 famílias que moram no bairro Village Lagoinha, em Presidente Epitácio, sofrem com a falta de saneamento básico no local que existe há 20 anos. Moradores precisam conviver até hoje com a fossa negra, que nada mais é do que um buraco na terra.
Além de ser uma situação ruim para as pessoas, o caso representa uma ameaça para o meio ambiente e para a saúde pública. É que os resíduos das fossas podem atingir o lençol freático, que por sua vez, vai chegar até o rio onde existe a bacia de captação da água para o município.
“Isso vai representar um impacto lá na frente. Em relação à saúde pública, fica evidente porque essas fossas são feitas no sistema antigo, que os próprios moradores fazem isso sem especialistas, sem uma orientação técnica, o que agrava ainda mais o problema”, explica o ambientalista Djalma Weffort.
Os moradores do bairro se sentem abandonados. Além da falta de saneamento básico, os buracos atrapalham e causam prejuízo para muita gente. O mato alto também é o reflexo da falta de manutenção. O que eles querem é que o problema seja solucionado.
“Está muito difícil ficar na situação que nos encontramos hoje”, revela o presidente do bairro, Heleno Farias.
“Esse lugar não era para ter fossa, era para ter um esgoto sanitário decente, que fizesse com que a gente sobrevivesse com mais alegria”, fala o aposentado Teotônio Pereira.
De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade, Antônio Domingos Sal Más, medidas já estão sendo tomadas. A previsão é que a obra seja iniciada ainda este ano, com previsão de término de no máximo dois anos. Já a manutenção do bairro deve começar ainda este mês.
“Nós temos duas vertentes de ação para aquele bairro. Uma seria o investimento da Sabesp, que tem o compromisso com o município. Já a outra vertente, é que o município foi contemplado com o programa do Pac Saneamento, do Governo Federal, e isso está em análise para a assinatura do contrato para atender não somente esse local, mas também os demais bairros que não possuem esgoto”, revela
Nenhum comentário:
Postar um comentário