Na
volta as aulas, em 2013, alunos da rede municipal de Ensino, de Presidente
Epitácio, deverão experimentar o material didático e a filosofia pedagógica do Sistema Sesi de
Ensino. O material foi exposto e apresentado a diretores e coordenadores
municipais de Ensino, em encontro corrido dia 25, na sala de reuniões da
secretaria municipal de Educação.
A
explanação foi feita pela especialista do Sistema Sesi –SP, professora Patrícia
Bertazzo Nascimento Valera que esteve acompanhada pelo diretor da unidade
epitaciana do Sesi, Sr. Omar Miquinyoti Júnior. Nesse primeiro ano o material
será doado pelo Sesi. O município esteve representado pela secretária municipal
de Educação Liana Cossa do Prado e pela primeira dama, Tatiana
Narezzi de Brito Junqueira. Pelo menos 16 diretores e coordenadores receberam
as informações trazidas pela expositora.
A
primeira dama revelou que o prefeito Sidnei Caio da Silva Junqueira, o
“Picucha” (PSB), escolheu a Educação como principal prioridade do seu mandato.
Por isso deve investir na qualificação do corpo docente e valorizar os
educadores.
Objetivos
A proposta educacional da rede escolar Sesi-SP engloba os
processos de ensino, de aprendizagem e de pesquisa. Esta Como diretriz
curricular contempla os princípios e objetivos da rede, fundamentos e
pressupostos pedagógicos, as expectativas de ensino e de aprendizagem e,
indicações para prática educativa. O processo de ensino e de aprendizagem está
centrado na ação de construção do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar
e organiza-se por meio de uma relação dialógica.
As
atividades são planejadas pelos professores a partir das orientações contidas
nos referenciais curriculares da rede escolar Sesi – SP, garantindo a unicidade
do ensino oferecido. Ressalta-se que pode haver diversidade na organização do
processo de ensino e de aprendizagem, entre as unidades escolares e entre os
próprios professores de uma mesma escola.
A
rede escolar Sesi-SP conta também com material didático próprio, desenvolvido
para ser utilizado pelos professores e alunos do ensino fundamental e médio.
Facilidades
O
material possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades
fundamentais para a estruturação do pensamento e desenvolvimento do raciocínio
lógico dedutivo, além das competências leitoras e escritoras, por meio do
estímulo pesquisa; a busca de informações na construção e sistematização dos
conceitos trabalhados; a interação com diferentes textos e o aprofundamento de
conteúdos. Em 2012, foram disponibilizados aos alunos e professores do 1º ao 9º
ano do ensino fundamental.
A
utilização de livro didático é entendida como um recurso pedagógico a serviço
da aprendizagem, uma vez que o ponto de partida deste processo é o conhecimento
prévio dos alunos, subsidio fundamental para o professor planejar e desenvolver
seu plano de trabalho docente.
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