A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio realiza o monitoramento dos casos de Covid-19 no município e aponta uma alta no número de casos entre os meses de janeiro e fevereiro, em relação ao final do ano passado. Entre os dias 1º de janeiro de 2025 e 14 de fevereiro de 2025 foram registradas 122 notificações, 46 descartados e 76 confirmados, não há internações pela doença.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Sarah Gomes Cano, a alta no número de notificações é esperada, pois após o período de festas e férias escolares, que caracteriza-se pela movimentação da população em viagens e passeios, pode favorecer a disseminação do vírus. “As medidas preventivas seguem como o principal mecanismo de enfrentamento, por isso, o uso de máscara é recomendado para quem possui sintomas gripais, mesmo se ainda não fez o teste, além disso, adotar medidas como lavar as mãos com frequência, manter ambientes ventilados e realizar a assepsia das mãos com álcool gel”, comenta.
Diante disso, a população também deve manter a caderneta de imunização em dia, em todas as faixas etárias. “De acordo com a recomendação da OMS, somente pessoas com são testadas e, caso positivo, ficam em isolamento por sete dias, se o quadro piorar, a pessoa deve procurar o atendimento de saúde na unidade do seu bairro”, reforça o médico da regulação da SMS, Matheus Tostes.
A sala de vacina municipal atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. “O momento não é para alarde, mas sim de cuidado e atenção, pois todos os casos são considerados leves. Com o apoio e a conscientização da população, os números podem continuar controlados”, pontua o secretário municipal de saúde, Marcírio Rolim.
Semanalmente, às sextas-feiras, a Vigilância Epidemiológica divulga o boletim de Covid-19 através das redes sociais da Prefeitura e disponibiliza no site do governo municipal os dados, basta acessar o link www.presidenteepitacio.sp.gov.br/portal/vigilancia-epidemiologica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário