A Prefeitura de Bataguassu adquiriu materiais pedagógicos e equipamentos eletrônicos para atender os Centros de Educação Infantil (CEIs) “Vilma Martins” e “Prefeito Ênio Martins”.
Os recursos utilizados para a compra dos itens foram destinados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escola em Tempo Integral.
O município de Bataguassu, de acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Cida Meira, fez a adesão ao programa no dia 9 de agosto de 2023.
Dentro do processo, foram implantadas turmas de Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos) nos Centros de Educação Infantil (CEIs) “Vilma Martins” e “Prefeito Ênio Martins”, que passaram a funcionar no decorrer deste ano, de forma integral, com a oferta de 57 novas vagas para atender estudantes da educação infantil.
No total, foram disponibilizados para Bataguassu recursos na ordem de R$ 385.118,68 mil através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a compra de materiais, que também poderão ser utilizados para reparos nas unidades escolares.
Entre os itens adquiridos estão jogos pedagógicos, peças para montar, brinquedos diversos e até notebooks para qualificar o trabalho nas unidades de educação infantil. Parte do recurso permanecerá em caixa para aquisições de materiais futuramente.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) esteve nos Centros de Educação Infantil acompanhado pela secretária municipal de Educação e Cultura Cida Meira e pela gerente de Educação, Elizabhete Aparecida de Lima, para a entrega dos materiais.
Ele destacou a importância do projeto para o avanço da educação no município. “A educação é a chave para o desenvolvimento do município e com o Programa Escola em Tempo Integral, queremos oferecer aos nossos alunos uma educação com ainda mais qualidade e oportunizar que os alunos possam aprender novas habilidades”, disse o prefeito.
Saiba mais
O Programa Escola em Tempo Integral tem como objetivo repassar recursos para estados e municípios visando ampliar o número de matrículas para vagas de tempo integral nas escolas, uma das metas do Plano Nacional de Educação, que é de oferecer vagas no turno integral em no mínimo 50% das escolas públicas, atendendo ao menos 25% dos alunos da educação básica até 2024.
Na prática, o Governo Federal repassa recursos que serão aplicados de acordo com as necessidades e estratégias de cada local. O recurso pode ser utilizado em despesas de manutenção e desenvolvimento da educação, mas não pode ser aplicado em pagamento de salários, pensões e aposentadorias de estados e municípios.
Texto: Bianca Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário