quinta-feira, 25 de junho de 2020

Arara Bluu deixa legado de amor aos epitacianos


A Estância Turística de Presidente Epitácio, se despediu no último dia 17 de um de seus maiores símbolos, uma Arara-Canindé. Ave de plumagem bastante colorida, predominando o azul e o amarelo, com face branca, riscos pretos ao redor dos olhos, cabeça verde e dedos longos como garras, medindo aproximadamente 80 cm de comprimento, sendo considerada como um dos mais espertos psitacídeos, por isso, muitas vezes é desejada como animal de estimação. A espécie também é conhecida como arara-de-barriga-amarela, arara-amarela e ara-araúna. Talvez por tanta beleza e doçura a arara Bluu como era carinhosamente chamada pelos epitacianos, conquistou com facilidade o coração de todos os munícipes, atraindo até mesmo atenção da mídia e turistas do mundo todo.
Emerson, seu tutor, conta que a Bluu começou aparecer na região de sua casa no final de janeiro de 2017. Ele sempre fez questão de expor que a deixava livre, mesmo ela demonstrando seu apego por ele. Emerson reforça que jamais trancou a Bluu em casa, muito menos pensou em cortar suas asas para que não voasse para longe, enfatiza que ela tinha liberdade para sair e voltar quando queria.

Bluu era uma celebridade, permitia que os turistas e a população a fotografasse incansavelmente e até fazia pose. Era dona de um carisma e docilidade sem igual.
A ave que tem como característica da espécie ser monogâmica, ou seja, uma parceira fiel. Acompanhava seu tutor em diversos momentos, e foi assim que em um desses voos ela se assustou com um veículo na direção contrária e na tentativa de voltar ao carro de seu protetor, se desequilibrou e caiu embaixo do veículo, acidente este que ceifou sua vida.
Há muito tempo não se via tanta comoção na cidade. As redes sociais, programas televisivos, imprensa falada e escrita noticiaram com pesar a partida da ave que foi embaixadora e mascote da Joia Ribeirinha, ave esta que protagonizou matérias de repercussão nacional em programas como o Mais Você e Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão.
Como pode um pássaro conquistar uma cidade e até mesmo o país em tão pouco tempo? A resposta talvez seja justamente por ser livre, ela escolheu estar ali e receber tanto amor. Mais do que isso, ela ensinou a todos que a conheceram, a importância da preservação dos animais e deu uma verdadeira lição de vida, deixando um grande legado. Hoje é possível passar pela Orla de Presidente Epitácio e ver seu rosto estampado como obra de arte. A ave foi inspiração para o artista Dani Art’s Tatoo que com muito talento reproduziu a “ave símbolo” de Presidente Epitácio em uma linda pintura em grafite. Essa obra foi realizada a mais de um ano atrás e hoje mais do que nunca é praticamente um marco, um memorial onde já foi visto até pessoas depositando flores em homenagem a Bluu.
Entre as frases postadas nas redes sociais em tributo a arara, destacamos algumas que traduzem o significado que esse pássaro teve para o município: “Aquela que deu o que falar, a famosa Arara Bluu, livre e amada por todos os Epitácianos”. “Trouxe paz, esperança, amor ao próximo e nos ensinou que tudo é perfeito em nossa volta”. “Mostrou não só aos epitacianos, mas ao mundo o quanto a natureza e a vida são valiosas”. “Nos ensinou que não precisamos de dinheiro para sorrir, para amar, nem para sermos felizes”.  “Aproveitem quem está do seu lado o máximo que puder, pois nunca sabemos quando será o último suspiro, o último sorriso, o último abraço, o último Eu Te Amo”.
Portanto, a Bluu nos deixa um importante aprendizado. Sua passagem pela terra foi uma mensagem de amor que deve ser repassada para muitos, afinal para que aprendemos grandes lições senão para colocá-las em prática.
Como dizia Gurdjieff, um famoso mestre espiritual armênio: “Se quiser aprender a amar, comece com os animais...eles são mais sensíveis”.

Que o amor pelos animais domine o mundo!

Até a próxima!

Wantuyr Tartari



Nenhum comentário:

Postar um comentário