sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

ISSO DEUS NÃO PODE FAZER

Ao ler o título, talvez você se oponha pensando: “Você quer dizer que Deus não é capaz fazer o que Ele quer?”
A verdade é que a vontade de Deus nem sempre é feita.
Deus tem todo o poder e poderia simplesmente ‘arrombar’ a porta do nosso coração e imprimir em nós a sua inevitável vontade sem precisar de nossa permissão para isso e pronto, o mundo seria algo maravilhoso.
Porém, essa manifestação de poder seria um verdadeiro contraste com o seu infinito amor. Ao contrário de ser esse tirano totalitário, Deus é muitíssimo educado e amável, e Ele oferece sua companhia, porém, só entra em nosso coração sob a nossa permissão (Apocalipse 3.20).
Apesar de parecer controverso, isso não reduz a grandeza e o poderio de Deus, pelo contrário, isso só reforça a confiança que Ele tem em sua criação e nossa capacidade de nos voltarmos para Ele (que no final das contas, é pela vontade dEle – Filipenses 2.13).
Não tenho dúvidas que Deus é todo poderoso e todo capaz de fazer o que Ele quiser. Porém, eu acredito firmemente que sim, Ele pode fazer tudo, mas não significa que Ele o fará.
Vivemos em um tempo em que as pessoas estão cada vez mais frustradas, vivendo uma vida de decepção, e, sob uma ‘boa justificativa’, dizem que estão esperando Deus fazer algo por elas.
Sim, existem coisas que somente Ele pode fazer.
Contudo, a verdade é que boa parte das coisas que esperamos que Ele faça Ele nunca fará, porque é o meu e o seu papel.
A Bíblia conta que Deus disse a Josué “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (1.9).
O texto é claro, mas muitas vezes ignoramos algo que é fundamental: Deus nunca disse que caminharia por nós, mas Ele garantiu que estaria conosco em qualquer lugar que fôssemos.
O agir de Deus é reativo ao nosso agir; Ele não faz o que poderíamos fazer, mas Ele impulsiona aquilo que fazemos de uma forma extraordinária.
Você já deve ter ouvido sobre a ressurreição de Lázaro (João 11). Jesus não exigiu que as pessoas ressuscitassem o morto (isso era impossível para eles), Ele só ordenou que tirasse a pedra (isso era possível). Qualquer pessoa poderia tirar a pedra, mas ressuscitar os mortos é somente Deus que pode fazer.
É exatamente isso que Ele espera de nós: que a gente faça o que é possível, que a gente tire a pedra, deixando o caminho livre para que Ele sim possa fazer o impossível por nós.
A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.

Raphael Vilela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário