domingo, 19 de agosto de 2018

SIGNIFICADO DA SIGLA HIV

O que é HIV? Explicações

 HIV é a sigla em inglês para Human Immunodeficiency Virus, que em português significa ​Vírus da Imunodeficiência Humana. 
É o vírus causador da AIDS, também uma sigla que vem do inglês (Acquired Immune Deficiency Syndrome) e que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O HIV é um retrovírus pertencente à subfamília dos Lentiviridae e que apresenta 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2
Caracteriza-se por período de incubação prolongado, infecção das células sanguíneas e do sistema nervoso e supressão do sistema imunológico.
 As células mais atingidas pelo HIV são os linfócitos T CD4+, responsáveis pela defesa do organismo, deixando o indivíduo vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas que se aproveitarem do sistema imune enfraquecido para se manifestarem.
período de incubação do vírus HIV, ou seja, entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas da AIDS, é de 3 a 10 anos (ou mais).
O HIV é transmitido de uma pessoa para outra através do sangue, secreção vaginal, esperma e leite materno. ​Assim, sua transmissão está associada a relações sexuais sem uso de preservativos, utilização de sangue ou derivados sem controle de qualidade, uso compartilhado de seringas e agulhas, da mãe para o filho durante a gravidez, se a mulher estiver infectada, recepção de órgãos ou sêmen de doadores infectados.
Os primeiros casos de AIDS surgiram entre 1977 e 1978​ nos EUA, Haiti e África Central, quando a doença foi então classificada como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
A detecção do HIV é realizada por meio de técnicas laboratoriais que pesquisam anticorpos, antígenos, material genético ou que isolem o vírus.
Atualmente existem medicamentos associados ​capazes de inibir a replicação do HIV, mas ainda não há cura da AIDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário