O curso de panificação tem um total de 9h de duração e conta com a participação de três turmas de 18 sentenciados da Penitenciária de Osvaldo Cruz, conforme informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
A capacitação será ministrada na padaria artesanal do estabelecimento, das 8h às 11h, pelo padeiro Marcelo Brumatti. O cronograma de atividades abordará da teoria à prática da produção de pão francês e pão de leite. Atualmente, alguns desses alunos já trabalham no ramo dentro da própria unidade e outros aprenderão pela primeira vez.
Jornada da Cidadania e Empregabilidade
As ações iniciarão às 9h com cerimônia de abertura. Haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro e do hino da Secretaria da Administração Penitenciária, além da exibição de vídeos, teatro de música com roda de violeiros da Escola da Família e abertura da palavra aos convidados e autoridades presentes.
Em forma de agradecimento, os sentenciados apresentarão uma peça teatral ao público, que logo em seguida poderá adentrar a unidade para visitação. Posteriormente, terão início os serviços documentais como emissão e atualização de Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A partir das 13h, os sentenciados receberão orientações do Centro de Atendimento ao Egresso e à Família de Tupã e Osvaldo Cruz (Caef) sobre auxílios prestados aos egressos e participarão de palestras sobre “Drogas”, com a psicóloga Juliana Ambrósio Orlandi, e sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”, com o médico urologista Alex Saurin. Na parte da tarde haverá ainda atendimentos jurídicos e médicos, testes rápidos de DSTs e glicemia, aferição de pressão arterial e cortes de cabelo.
Tendo em vista a grande demanda, alguns trabalhos vêm sendo adiantados pelos parceiros desde o dia 13 e se estenderão até o dia 17 deste mês, como dois módulos do curso de panificação; cortes de cabelo pelo Fundo Social de Solidariedade; apresentação de teatro e música; emissão de documentos, apresentação do “Circo sem Lona – Atitude” – com Fábio Bertassi e palestras de parceiros com os temas Saúde do Homem, Empreendedorismo, Valorização da Família, Comprometimento e Trabalho, Cidadania, Direitos e Deveres, O Trabalho como Exercício à Cidadania, Motivação e Trabalho, Orientações sobre Serviço Militar e Condicionamento Físico.
Organização
O evento é uma realização da SAP, através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (Gcae) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste).
O trabalho com RG foi viabilizado pelo Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).
G1.Prudente
Nenhum comentário:
Postar um comentário