O deputado Mauro
Bragato (PSDB) e uma comitiva de prefeitos e representantes da sociedade da
região de Presidente Prudente, além do deputado federal Nelson Marquezelli
(PTB), receberam a notícia de que a região continua contemplada no traçado da
Ferrovia Norte-Sul. A informação foi dada por Bernardo Figueiredo, presidente da
EPL (Empresa de Planejamento e Logística), que tem por finalidade planejar a
logística no país para rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e
hidrovias.
A recente publicação
de resolução do Conselho Nacional de Desestatização, que aprova a concessão de
trechos ferroviários da Norte-Sul de Panorama, em São Paulo, para Dourados, no
Mato Grosso do Sul, gerou expectativa negativa na região de Presidente Prudente.
Porém, Figueiredo garante que a extensão no Oeste paulista vai ser feita também.
Segundo ele, nem mesmo esse trecho para Mato Grosso do Sul “é questão fechada”,
apesar de ele fazer a ressalva de que está quase tudo certo.
Para aprofundar a
discussão ficou acertada uma nova reunião conjunta com a Valec -Engenharia,
Construções e Ferrovias, empresa responsável pela contratação das obras da
ferrovia que se propõe a integrar o país e melhorar a competitividade das cargas
transportadas. Inicialmente, o encontro está marcado para 7 de novembro, e
deverão participar prefeitos, lideranças regionais, representantes do
empresariado, além de outros deputados membros da Frente em Defesa da Malha
Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato. A Valec vai
apresentar para o grupo paulista todos os projetos que a empresa está
desenvolvendo. Ficou aberta até a possibilidade de uma reunião entre a EPL e
representantes dos governos de São Paulo e do Mato Grosso do Sul para se chegar
a um traçado de consenso.
Também participaram da
reunião na EPL Marco Rocha, presidente da Unipontal (União dos Municípios do
Pontal do Paranapanema) e prefeito de Regente Feijó, Sandra Kasai, prefeita de
Rosana, Antonio Alberto Ribeiro Barbosa (UEPP-União das Entidades de Presidente
Prudente) e Marcos Antônio Carvalho Lucas (Aviesp-Associação das Agências de
Viagem Independentes do Interior do Estado de SP).
A prefeita Sandra
lembrou os estudos feitos pela Valec que apontam que a proposta dela, feita em
reunião da Frente das Ferrovias de um trajeto que contempla, além de Panorama,
as cidades de Presidente Epitácio e Rosana, aproveitando a infraestrutura de
portos, ponte rodoferroviária e intermodais, é mais econômica. Os diretores da
empresa, em reunião em maio deste ano afirmaram que o traçado proposto geraria
economia de mais de R$ 4 bilhões e encurtaria o trajeto em cerca de 450
quilômetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário