sexta-feira, 25 de outubro de 2013

EPL confirma extensão da Ferrovia Norte-Sul na região de Presidente Prudente


O deputado Mauro Bragato (PSDB) e uma comitiva de prefeitos e representantes da sociedade da região de Presidente Prudente, além do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), receberam a notícia de que a região continua contemplada no traçado da Ferrovia Norte-Sul. A informação foi dada por Bernardo Figueiredo, presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), que tem por finalidade planejar a logística no país para rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.
A recente publicação de resolução do Conselho Nacional de Desestatização, que aprova a concessão de trechos ferroviários da Norte-Sul de Panorama, em São Paulo, para Dourados, no Mato Grosso do Sul, gerou expectativa negativa na região de Presidente Prudente. Porém, Figueiredo garante que a extensão no Oeste paulista vai ser feita também. Segundo ele, nem mesmo esse trecho para Mato Grosso do Sul “é questão fechada”, apesar de ele fazer a ressalva de que está quase tudo certo.
Para aprofundar a discussão ficou acertada uma nova reunião conjunta com a Valec -Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa responsável pela contratação das obras da ferrovia que se propõe a integrar o país e melhorar a competitividade das cargas transportadas. Inicialmente, o encontro está marcado para 7 de novembro, e deverão participar prefeitos, lideranças regionais, representantes do empresariado, além de outros deputados membros da Frente em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato. A Valec vai apresentar para o grupo paulista todos os projetos que a empresa está desenvolvendo. Ficou aberta até a possibilidade de uma reunião entre a EPL e representantes dos governos de São Paulo e do Mato Grosso do Sul para se chegar a um traçado de consenso.
Também participaram da reunião na EPL Marco Rocha, presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e prefeito de Regente Feijó, Sandra Kasai, prefeita de Rosana, Antonio Alberto Ribeiro Barbosa (UEPP-União das Entidades de Presidente Prudente) e Marcos Antônio Carvalho Lucas (Aviesp-Associação das Agências de Viagem Independentes do Interior do Estado de SP).
A prefeita Sandra lembrou os estudos feitos pela Valec que apontam que a proposta dela, feita em reunião da Frente das Ferrovias de um trajeto que contempla, além de Panorama, as cidades de Presidente Epitácio e Rosana, aproveitando a infraestrutura de portos, ponte rodoferroviária e intermodais, é mais econômica. Os diretores da empresa, em reunião em maio deste ano afirmaram que o traçado proposto geraria economia de mais de R$ 4 bilhões e encurtaria o trajeto em cerca de 450 quilômetros.

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