sábado, 26 de outubro de 2013

BR 163: PRF flagra carretas com excesso de peso e aplica multas

Da Redação
Imagens: PRF/Divulgação

Policiais Rodoviários Federais de Coxim em fiscalização de cargas excedentes flagrou duas carretas transitando irregularmente transportando trilhos ferroviários de Paranaguá (PR) para Porto Velho (RO), na rodovia BR 163.

As carretas pranchas possuem 25m e 22m de comprimento, preparadas para transporte de cargas indivisíveis que preenchendo os requisitos exigidos pelo DNIT, órgão que concede a AET – Autorização Especial de Transito, dispõem AET para cada conjunto.

Ao confrontar os dados existentes nas AETs fornecidas pelos condutores, a equipe constatou que as medidas constantes de 1,35 m da distancia entre eixos dos semirreboques pranchas eram de 1,24 m, inferior ao mínimo exigido de 1,35m para suportar o peso excedente.

Suspeitando do peso embarcado nas carretas pranchas, estas foram submetidas a pesagem em uma balança fixa, sendo constatado peso bruto combinado na carreta VW/26.370 com placas de (MG) atrelada ao semirreboque prancha com placa de (MG) o peso de 99.700 Kg (permitido peso de 66.150 Kg) e na AET inseriram o peso de 66,2 Ton a fim de tentar ludibriar a fiscalização.

No VW/25.370 também com placas de (MG) atrelada ao semirreboque prancha com placas de (MG) foi verificado o peso total de 67.700 Kg (permitido o peso de 63.000 Kg) e na AET constava 60 Ton.
Os dois conjuntos foram autuados por excederem a capacidade máxima de tração e transitar com excesso de peso que somadas os valores das multas aproxima dos R$ 24 mil reais. Houve também o encaminhamento dos condutores para a Delegacia de Polícia Civil de Coxim para apurar o responsável pela inserção de dados incorretos em documento público para obtenção da respectiva AET.

As carretas estão retidas no Posto da PRF para transbordarem toda a carga para outro conjunto veicular devidamente regulamentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário