quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prefeito de Epitácio ouve ADIs sobre adicional de insalubridade


Convocado pelo vereador Hevair Luiz Rodrigues da Dilva (PSB), a pedido das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADIs, para participar, dia 20, na sala de reuniões do Emefei “Semente do Amanhã”, o prefeito Sidnei Caio da Silva Junqueira , o “Picucha” (PSD), compareceu e ouviu reivindicações delas sobre as obrigações previstas no Regimento Interno das Creches, documento que rege as atribuições daquelas servidoras.
Elas solicitaram que fosse feita medição, por empresa competente, para que a classe possa receber adicional de insalubridade, por entenderem que na rotina da categoria existem trabalhos insalubres.

Na pauta, feita pelas ADIs da creche do jardim das Paineiras, consta: que sejam observados o número mínimo de ADIs na sala de aula; número de criança por sala; presença do professor na sala de aula; material necessário para o bem estar das crianças e para o funcionamento regular das creches; manutenção apropriada; respeito pelo trabalho; seja feito concurso público para admissão de ADIs destacando-se carga horária de 6 horas/dia, 6 faltas abonadas; incentivo ao estudo superior e plano de carreira, considerando que na capital do estado e em algumas cidades do interior, isso já está em andamento.
No curso do debate, identificou-se que algumas reivindicações podem ser solucionadas com ações dos gestores. Outras, como faltas para levar filhos no médico,  estão previstas no estatuto do servidor público. Cabe, talvez, melhor intepretação da Lei.
Na questão do adicional de insalubridade das 90 ADIs do município, o prefeito disse que o procedimento encontra-se em fase de abertura de licitação para que empresa competente realize as medições. Também disse que as ADIs precisam ser avaliadas. A supervisora municipal de Educação Infantil, Maristela Gomes Talavera Teodoro observou, através do setor de pessoal, que algumas ADIs abusam das faltas e que as substitutas são remuneradas.
O prefeito sinalizou positivamente para que o estudo do plano de carreira seja feito a partir do ano de 2014. Também pediu paciência para que as questões sejam resolvidas com cautela considerando que a prefeitura atravessa situação financeira complicada, pagando dividas com fornecedores e encargos sociais.
Presentes

Além de “Picucha” compareceram ao encontro, a supervisora Maristela Gomes Talavera Teodoro; a secretária municipal de Educação, Liana Cossa do Prado; o presidente e o diretor do Sindicato dos Servidores, Claúdio Pereira dos Santos e Elias José Abdo; e o vereador Hevair Luiz Rodrigues da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário