domingo, 26 de maio de 2013

Três planetas podem ser vistos a olho nú no Brasil


Da Redação/Imagens: Reprodução/Física na veia
Desde o dia (23) e pelo menos nos próximos dez dias, assim que o Sol se esconder no horizonte oeste, no começo da noite, você poderá observar no céu (mesmo a olho nu), bem perto do horizonte, três planetas aparentemente bem próximos: Mercúrio, Vênus e Júpiter.
Para quem não os conhece, serão pontinhos bem brilhantes e bem baixos no céu. Muita gente vai pensar que são estrelas distantes. Mas são nossos vizinhos do Sistema Solar.
A imagem acima é uma simulação do que poderemos ver, em praticamente todo o território brasileiro, por volta das 18h (horário de Brasília), assim que o Sol se esconder.

Dica para observar os três planetas
1.Procure o horizonte oeste, lado em que o Sol vai se por.
2.Pouco depois que o Sol se esconder (entre 5 e 10 minutos), você começará a ver surgindo um ponto bem brilhante que, com o cair da luz, ficará cada vez mais visível. Ele vai aparecer um pouco mais à direita e acima do ponto onde o Sol desceu por trás horizonte. É Vênus.
3.Depois que Vênus aparecer, mais uns dez minutos e, com o céu um pouco mais escuro, vai aparecer um pouco acima de Vênus um outro pontinho bem brilhante. Agora é Júpíter, o gigante gasoso do Sistema Solar.
4.Um pouco mais de paciência... Mais uns 5 ou 10 minutos depois do aparecimento de Júpiter será a vez de Mercúrio, agora mais perto de Vênus, abaixo e à direita. Dos três será o mais sutil. Mas ainda assim bem visível.

No dia (23), por volta das 18h, foi visto o arranjo dos três planetas como mostra a simulação lá no topo do post. Com o passar dos dias, as posições relativas dos planetas vão mudar. Neste domingo (26) eles formarão um belo triângulo, praticamente equilátero.
Por que os planetas estarão tão próximos no céu?
Cada planeta tem a sua própria órbita ao redor do Sol. Mercúrio e Vênus têm órbitas internas em relação à órbita da Terra. Júpiter, ao contrário dos outros dois, tem órbita externa.
Na prática os planetas estão bastante afastados uns dos outros. Mas nos próximos dias, vistos daqui da Terra, estarão praticamente numa mesma linha de visada.

Com informações Blog Física na veia


Nenhum comentário:

Postar um comentário