Um caminhão estacionado e com a carroceria lotada de lixo está incomodando os moradores do Bairro Cidade Universitária, em Presidente Prudente. A situação na Rua Agemiro Vantini, próximo à Avenida da Saudade, foi registrada pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Zona Sul de Presidente Prudente (Conseg-Sul), Rodrigo Romão, e enviada ao "Vc Que Manda", do iFronteira.
De acordo com ele, o caminhão Ford, com placas de Presidente Prudente, está “abandonado” no local, "servindo como lixeira". "Isso tem incomodado os moradores vizinhos. Não sei se ali acumula água, mas pode proliferar mosquito, barata, escorpião", explicou.
As imagens foram feitas neste domingo (19) e ele relatou que a situação ainda era a mesma nesta segunda-feira (20). "Encaminhei a denúncia para os órgãos da Prefeitura e espero que ocorra a limpeza", pontuou.
A reportagem também esteve no local e constatou que a situação ainda se mantinha a mesma. Um dos moradores vizinhos relatou que geralmente o caminhão – que pertence a um estabelecimento comercial no bairro - sai e volta para o mesmo lugar, porém, há cerca de 15 dias, o veículo está permanentemente no local.
Além disso, há a reclamação de que, quando existe veículo estacionado do outro lado da via, a rua fica “trancada”, impedindo, inclusive, que o caminhão da coleta seletiva passe por ali.
Outra preocupação é a de que “algum desocupado” ateie fogo nas caixas de papelão.
Outro lado
O iFronteira entrou em contato com o proprietário do caminhão, porém, ele não quis se pronunciar sobre o caso.
Veículos abandonados
A reportagem também entrou conversou com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e o pedagogo do Departamento de Educação para o Trânsito, Renato Gouvêa, explicou que a pasta já está verificando a questão do abandono do veículo.
"A questão de que se está ou não sendo usado como lixeira não é de nossa competência. Vamos apenas verificar se o caminhão está abandonado, pois não se pode deixar o veículo estacionado em via pública, mesmo que estivesse vazio", enfatizou.
Gouvêa explicou que existe a lei 7.618/2011, que diz respeito à apreensão e ao recolhimento de veículos abandonados em Presidente Prudente. De acordo com a regra, a Prefeitura pode "promover a remoção e apreensão de veículos e carcaças abandonadas nas vias públicas". "Consideram-se abandonados, para os efeitos desta Lei, os veículos e carcaças que apresentarem visível estado de depreciação ou estejam impossibilitados de deslocamento com segurança pelos próprios meios", informa a Lei.
"Assim que constatado o abandono, o proprietário é notificado e tem dez dias para retirar o veículo. Caso isso não seja feito, no 11º dia, o veículo é guinchado e levado para o Pátio Municipal. Para ser retirado, o dono terá de arcar com as despesas de guincho, entrada no pátio e as diárias. De algum modo ele acaba onerado", salientou o pedagogo.
Gouvêa destacou a importância da denúncia feita pela população. "O morador que vivencia de perto a situação deve denunciar, por uma questão de saúde pública e segurança. A via é pública e ninguém pode impedir o outro de usar aquela vaga", afirmou.
As denúncias podem ser feitas no telefone 156, da Prefeitura, ou no 3908-7011, da Semav.
Ifronteira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário