quarta-feira, 20 de março de 2019

Prudente sedia encontro de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido que buscam melhorias para produção agropecuária

Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido estarão reunidos na próxima semana em Presidente Prudente para debater pesquisas que sinalizam a redução de custo na produção agropecuária e menos agressão ambiental, mediante o uso de tecnologia. A cooperação internacional iniciada em 2016 busca eficiência do uso de nitrogênio em sistemas de produção agropecuária.

A intensa programação de quatro dias, de terça (26) a sexta-feira (29), terá os debates centralizados na Unoeste, no campus II. Nos dois primeiros dias, em três períodos: manhã, tarde e noite. No último dia, somente pela manhã, das 8h30 às 12h. Na quinta-feira (28) haverá atividade de campo, nas fazendas da universidade e do agropecuarista Carlos Viacava.

Pela manhã, será na Fazenda Experimental da Unoeste, das 8h30 às 11h30, em Presidente Bernardes. Durante a tarde, será na Fazenda Campina, no município de Caiuá.

Pelo Reino Unido estão envolvidos pesquisadores da rede Nottingham, centro de pesquisas Rothamsted e as universidades de Bangor e Aberdeen. Pelo Brasil: Unoeste, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Federal Goiano, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Goiás, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O envolvimento dos pesquisadores brasileiros ocorre com o aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Ao longo dos últimos três anos, os pesquisadores tiveram encontros pontuais e presenciais no Brasil e no Reino Unido, mas se mantiveram o tempo todo interligados pelo Nucleus; grupo virtual criado para os estudos científicos que buscam melhoria da eficiência do uso de nitrogênio em cultivos consorciados de pastagens e grãos.

Os estudos, nos quais estão inseridos experimentos de campo, são de grande importância para todos os envolvidos e ganha notoriedade na região de Presidente Prudente, por ser a que concentra o maior rebanho bovino do estado de São Paulo, com 1,8 milhão de cabeças.

Contato:

Dr. Carlos Henrique dos Santos

Pesquisador da Unoeste envolvido no Nucleus

Telefone: (18) 98-106-2507

Nenhum comentário:

Postar um comentário